quarta-feira, 4 de julho de 2012

DICAS PARA COMEÇAR E MANTER UMA DIETA


Minha gente, estou muito feliz com meu blog, cada dia mais e mais visitantes. Mas isso não me deixa feliz exclusivamente por causa das estatísticas e sim porque sei que mais e mais pessoas estão interessadas em mudar de vida, comer melhor, emagrecer, enfim, ter uma vida mais saudável. E o melhor de tudo é poder ajudar vocês. Seja com artigos de profissionais reconhecidos e capacitados, seja descrevendo minhas experiências e o que funcionou e funciona comigo.
Mas vamos ao que interessa. Sempre ouço pessoas que possuem uma alimentação completamente desequilibrada e que são sedentárias me questionarem em como consigo fazer dieta e malhar todos os dias. Minha resposta é simples: já me acostumei com isso. Tudo na vida da gente é aprendido e o nosso lindo corpinho se acostuma com tudo! Eu também já vivi fases de alimentação maluca e sem atividade física, mas isso faz parte de uma época em que meu metabolismo era de uma menina de 20 e poucos anos, ou menos. Atualmente, após uma história cheia de "efeito sanfona" e a chegada dos 30 decidi mudar completamente esse processo para ter, finalmente, um resultado positivo.
Então, vem a segunda pergunta: É fácil? Meu povo, me responda, e existe alguma coisa fácil nesta vida? Se vier fácil ou não vale a pena ou é ilegal, pode ter certeza. Não é fácil mesmo, até porque a vontade de ficar deitada no sofá com um pote de sorvete na mão ainda está viva dentro de mim e acredito que ela continuará aqui por muito tempo. A razão disso está também no nosso corpo lindo, que prefere, obviamente ficar parado e acumular energia do que ser exposto a uma atividade física intensa. Entretanto, sabemos que se escolhermos a primeira opção, as chances de ficar obesa, adquirir doenças devido a obesidade e o humor ir fazer companhia ao dedo mindinho do pé são estratosféricas! 
Vamos agora a terceira pergunta: E como começar? Bem, eu diria que o mais importante é procurar dois profissionais competentes para fazer o devido acompanhamento: um nutricionista e um educador físico. Não tem dinheiro para se matricular numa academia, invista pelo menos em um nutricionista. Não tem dinheiro para uma coisa nem outra? Então vamos estudar, ler muito, nos cercar de todas as informações possíveis de como se alimentar melhor. Mas para isso, muito cuidado com o se lê na internet. Nada de "Veja como emagrecer 10Kg em um mês", "Dieta do óleo de coco", "Da lua", "Do sol", "Remédio que faz você perder gordura em duas semanas". Nada disso. Não acredite em milagres para perder peso. Eles não existem. Aquela máxima de "você tem que comer menos calorias do que gasta" é o que vale. Mas quem vai medir quantas calorias você gasta no dia para saber como seguir em frente, repito, é a nutricionista.
Mas, voltando ao caso de não ter dinheiro para isso agora (deixe aquela bolsa ou sapato que você viu na vitrine do shopping para depois e junte seu dinheirinho rsrs), você deve se cercar de informações importantes, então, visite blogs de pessoas que postam artigos sérios, sites de bons profissionais, siga comunidades legais nas redes sociais, invista em alimentos mais saudáveis e menos calóricos, mantenha sempre um lanche saudável na sua bolsa ou gaveta do trabalho e o principal: aprenda a dizer NÃO para as guloseimas. Isso vale para pelo menos, seis dias por semana, se você quer emagrecer, é isso mesmo, diga não às guloseimas pelo menos de segunda à sábado. Se permita a comer uma besteira (só uma) no domingo.
E agora, pode ser que surja uma última pergunta: E depois de alcançar o peso desejado? Posso voltar a comer do jeito que comia antes? Ah pode! Claro que pode, se você quiser engordar tudo de novo ou até mais um pouco. Gente, temos que parar de pensar em dieta como fase e sim como estilo de vida. Segue três pontos importantes:
- Você vai ter que se acostumar a passar vontade de comer as tranqueiras que comia antes, elas terão que fazer parte do "de vez em nunca" na sua vida;
- Você vai ter que se acostumar a comer menos, se adequar a quantidade de calorias que seu corpo realmente precisa;
- Você vai ter que aprender a comer coisas mais saudáveis e menos calóricas, fazendo sempre melhores escolhas.
Mas não esqueça que tudo isto só vale se você tiver paciência, determinação e foco.

SE VOCÊ ESTÁ CANSADO DE COMEÇAR DE NOVO, PARE DE DESISTIR!

Vamo que vamo!
Beijocas!
Gislane


Nenhum comentário:

Postar um comentário