segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012


Você sabe ler os rótulos dos alimentos? 


Bom dia gente! 
Fiquei pensando hoje sobre qual assunto postar no blog e lembrei que muita gente deve ter dúvidas quanto a ler o rótulo dos alimentos não é? E algumas pessoas nem sabe a importância deste pequeno detalhe, não apenas no emagrecimento mas numa alimentação saudável. Eu tenho esse hábito há tempos e passei isto para meu maridinho hehehe.
Então, vamos lá:



Tornar a leitura dos rótulos um hábito nos faz ter consciência do que estamos ingerindo.
Depois de ler este post, pegue algum produto aí na sua casa e decifre tudo o que o fabricante coloca na sua comida. Pode ser surpreendente, sério!

Desde 2001, foi determinado pela ANVISA que as informações nutricionais deverão ser impressas nos rótulos, OBRIGATORIAMENTE, contendo: o valor energético (em kcal), as quantidades de carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibra alimentar e sódio. Essas informações terão que, obrigatoriamente, fornecerem a quantidade da porção do alimento em grama ou mililitro, e o correspondente em medida caseira, como copo, xícara, dentre outros.

Abaixo do quadro da Informação Nutricional, deverá estar a seguinte informação: "% Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 840 KJ . Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas".


DICAS PARA INTERPRETAR OS RÓTULOS
(itens de declaração OBRIGATÓRIA pelo fabricante)


* VALOR CALÓRICO (expresso em quilocalorias - Kcal): indica a energia que o alimento ou a porção do alimento fornece. Para o cálculo é feita a somatória das calorias de carboidratos, proteínas e gorduras do alimento.
DICA: A necessidade calórica diária varia de pessoa para pessoa e depende de sexo, atividade física e idade.

* CARBOIDRATOS (em gramas): fornecem 4 Kcal por grama; componentes dos alimentos cuja principal função é fornecer energia para as células do corpo, principalmente do cérebro. São mais encontrados em massas, arroz, açúcar, mel, pães, farinhas, tubérculos e doces. Os refinados são pobres em vitaminas e minerais ao contrário dos integrais.
DICA: Em uma alimentação equilibrada devem corresponder a 60% do valor calórico total diário recomendado.

* PROTEÍNAS (em gramas): fornecem 6 Kcal por grama; componentes dos alimentos necessários para a construção e manutenção dos órgãos, tecidos e células. Disponíveis em carnes, ovos, leites e derivados e nos feijões, soja e ervilha.
DICA: Em uma alimentação equilibrada devem corresponder a 15% do valor calórico total diário recomendado.

* GORDURAS TOTAIS (em gramas): fornecem 9 Kcal por grama; é a somatória de todas as gorduras (saturadas, insaturadas e trans) contidas no alimento. Sua função é auxiliar na absorção e transporte das vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K), compor as membranas celulares e manter o equilíbrio térmico do organismo.
DICA: Em uma alimentação equilibrada devem corresponder a 25% do valor calórico total diário recomendado.

* GORDURAS SATURADAS (em gramas): fornecem 9 Kcal por grama; é um tipo de gordura necessária em pequenas quantidades. Quando consumidas em excesso, podem causar obesidade, câncer e doenças cardiovasculares. Presente em alimentos de origem animal e alguns de origem vegetal como carnes, toucinhos, pele de frango, queijos, leite, manteiga, requeijão, iogurte, óleo de palma e de coco.
DICA: Em uma alimentação equilibrada devem estar numa proporção abaixo de 7% do valor calórico total diário recomendado.

* GORDURAS TRANS OU HIDROGENADA (em gramas): fornecem 9 Kcal por grama; tipo de gordura encontrada em grandes quantidades em alimentos industrializados, como margarinas, cremes vegetais, biscoitos, sorvetes, salgadinhos prontos e alimentos fritos. Seu consumo deve ser muito reduzido pois o organismo não necessita dessa gordura e se consumida em excesso pode aumentar os processos inflamatórios do sangue elevando os riscos de doenças crônicas e cardiovasculares, diabetes e outras.
DICA: Não se deve consumir mais de 2 gramas de Gorduras Trans por dia.

* FIBRA ALIMENTAR (em gramas): Presente em vários alimentos de origem vegetal, como frutas, hortaliças, feijões e alimentos integrais. O consumo ajuda no funcionamento do intestino e principalmente na redução das gorduras circulantes em nosso sangue. Priorize os alimentos com alto %VD de fibras alimentares.
DICA: Uma alimentação equilibrada deve conter 25 gramas de fibras por dia.

* SÓDIO (em miligramas): Presente no sal de cozinha e alimentos industrializados, como salgadinhos em pacote, molhos prontos e embutidos. O excesso de sódio pode levar ao aumento da pressão arterial e sobrecarga renal. Evite alimentos com alto %VD de sódio.
DICA: Uma alimentação equilibrada deve ter, no máximo, 2400 miligramas de sódio por dia.

(Obs.: Quer se espantar? Dê uma olhada na quantidade de sódio que contém um pacote de macarrão instantâneo e pizzas ou lasanhas congeladas!)

* % VD (Valor Diário de Referência): é o percentual que a porção do alimento atende do Valor Diário utilizado como Referência para a rotulagem.
DICA: Seus valores diários de calorias e nutrientes podem ser maiores ou menores dos utilizados para a rotulagem e dependem de suas necessidades individuais.



OUTROS NUTRIENTES QUE PODEM CONSTAR DOS RÓTULOS
(declaração VOLUNTÁRIA do fabricante)


* COLESTEROL (em miligrama): gordura importante para o organismo, presente em alguns alimentos e produzido também pelo nosso corpo. Consumido em pequenas quantidades não é prejudicial.
DICA: Em uma alimentação equilibrada, o limite de ingestão diária é de 300 miligramas.

* FERRO (em miligramas): micronutriente que não fornece quilocalorias. É um mineral importante na formação das células vermelhas, prevenindo a anemia.
DICA - Necessidade Diária de Ferro:

. Homens Adultos – 8 miligramas
. Mulheres Adultas – 18 miligramas
. Homens e Mulheres acima de 50 anos – 8 miligramas
. Gestantes – 27 miligramas
. Lactantes (mulheres amamentando) – 9 miligramas

* CÁLCIO (em miligramas): micronutriente que não fornece quilocalorias. É um mineral importante para o crescimento e a manutenção dos ossos e dentes, controle da pressão arterial e contrações musculares.
DICA - Necessidade Diária de Cálcio:

. Homens e Mulheres Adultos – 1000 miligramas
. Homens e Mulheres acima de 50 anos – 1200 miligramas
. Gestantes e Lactantes – 1000 miligramas.

Alerta sobre glúten: todos os alimentos industrializados que contém glúten através dos ingredientes trigo, aveia, cevada, e centeio e/ou seus derivados passaram a ter que incluir obrigatoriamente a advertência no rótulo das embalagens, para alertar os consumidores com doença celíaca que não podem consumir tais alimentos devido à intolerância ao glúten.

Aqui a Proteste fez uma ilustração animada para entendermos mais um pouco sobre os rótulos dos alimentos. Vale o click.

Então gente, tentei colocar aqui as informações mais importantes sobre os rótulos dos alimentos. Agora, é só ter cuidado quando for escolher, ok? E não esqueçam que a pessoa mais indicada para prescrever uma dieta balanceada é a nutricionista. Mas claro, devemos ter o conhecimento necessário sobre os alimentos que consumimos.

Beijos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário