domingo, 12 de fevereiro de 2012

Postando de verdade


Bem agora que deixaram eu usar o computador rsrs vamos inaugurar este "bróguinho"??? E claro, falando de um assunto que adoro: dieta. Que levante a mãozinha quem nunca pensou que está precisando emagrecer um tiquinho né? Pois é. Hoje, vou postar aqui algumas dicas para conseguirmos isto. Comecemos com os aliados do emagrecimento:


Aliado 1 - Fibras:
Já ouvimos tanto sobre elas não é? Mas nunca é demais repetir. Sua atuação na redução do colesterol total e do LDL (considerado o "mau" colesterol), é amplamente divulgado. Entretanto, fala-se pouco sobre sua ação sobre a fome e a saciedade. Os alimentos que mais contêm fibras são os vegetais, as frutas, os cereais integrais (arroz, pães, massas etc.) e as leguminosas (feijões em geral, lentilha, grão-de-bico, grão de soja, ervilha etc.). No entanto, embora contenham fibras, são muito calóricos e não podem ser consumidos à vontade. Os cereais integrais e as leguminosas são as melhores opções para quem está de dieta, mas também com cuidado.
A questão é que, além de promoverem saciedade, as fibras auxiliam o funcionamento intestinal. Sempre prefira os alimentos naturalmente ricos em fibras, como vegetais, frutas, leguminosas e cereais integrais, pois além de benéficos para o intestino, são carregados de nutrientes e antioxidantes.
Aliado 2 - A água:
Quanto mais um alimento possui água mais ele tem o poder de saciedade. O inverso também ocorre: os alimentos que perdem água reduzem seu volume e saciam menos, mas não perdem calorias. Um exemplo do volume gerado pela água dentro do alimento: por incrível que pareça, meio pão francês equivale a seis torradinhas fininhas. No entanto, muita gente tenta controlar o peso deixando de comer pão e passando a ingerir um montão de torradinhas! A torrada é o pão que perdeu apenas água, MAS NÃO AS CALORIAS! Portanto, embora possam ser equivalentes em calorias, meio pão francês sacia mais do que finíssimas torradinhas, pois estas geram menor volume gástrico e você acaba comendo uma quantidade enorme sem perceber. Outra coisa importante: beber água não emagrece por si só, pois para emagrecer precisamos ingerir menos calorias do que gastamos. Ainda assim, a água é essencial para nossa hidratação e disposição física.
Aliado 3 - A proteína:
Embora vegetais e frutas, ricos em fibras e em água, forneçam uma resposta rápida de saciedade, essa sensação não é tão duradoura. No entanto, a proteína pode prolongá-la pois sua digestão é mais lenta que a do carboidrato. Portanto, adicionar à sua salada um pouco de proteína, como queijo magro, um pedaço de frango ou peixe, ou um omelete light, você consegue manter a sensação de saciedade por mais tempo. Detalhe: são as proteínas que ajudam você a construir aqueles risquinhos lindos no quadríceps hein??? Só não vale exagerar, principalmente se usar suplementos, cuidado com os rins!
Aliado 4 - Exercício físico:
Sabemos que manter-se regular na academia por muito tempo, não é tarefa das mais fáceis. Entretanto, sinto informar que sem eles, você pode até conseguir emagrecer mas a manutenção do peso fica sempre mais complicada. Sem falar da flacidez, celulite, essas coisas...
De qualquer forma, a importância da atividade física não se limita apenas às calorias que ela queima, mas também a outros fatores que nos passam despercebidos: nos tornamos mais criteriosos em relação ao que comemos, controlamos a ansiedade e o stress e ajuda contra o impulso de assaltarmos a geladeira e devorar um chocolate numa TPM!!!
Para quem não gosta de malhar, vale a dica, procure uma atividade física que proporcione prazer, pode ser a dança, a hidroginástica, o pilates, o que não dá é ficar parado hein??
Aliado 5 - O sono:
Muito é dito sobre a importância do sono para o controle do estresse, para o raciocínio e a criatividade. Mas vamos falar sobre sua relevância num momento de mudança de hábitos alimentares. Você já parou para pensar que pode estar comendo demais para compensar o cansaço, acreditando que a energia proveniente das calorias extras pode compensar a insuficiência de repouso? Pois é, além do mais, dormindo pouco, nosso ânimo para o exercício fica reduzido e nosso humor para planejar mudanças se esvai. Então, tente manter uma média boa para o seu sono, que pode ser entre seis a nove horas por noite. As pessoas tem necessidades individuais, mas se escutarmos um pouco nosso corpo, saberemos qual o mínimo de horas de sono necessárias para estarmos bem dispostos e inspirados para realizar mudanças em nosso estilo de vida.


É isso aí galerinha, claro que ainda se tem muito a falar sobre o assunto e não faltarão oportunidades para isso.
Lembre-se que você pode mudar seu estilo de vida, se realmente quiser.
Um beijo.


Texto adaptado do livro: Comer para emagrecer - uma filosofia nutricional (Bia Rique).

Nenhum comentário:

Postar um comentário