quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

 Os inimigos do emagrecimento.

Já postei aqui alguns aliados do emagrecimento. Agora é a vez dos inimigos. Os terríveis, os temidos, os horripilantes... aff que dramático! kkkkk Mas infelizmente é isso mesmo, até porque, muitas vezes não sabemos exatamente os perigos que eles representam não apenas na dieta, mas numa alimentação saudável.
No mundo atual, onde a conveniência é a palavra-chave, poderíamos citar uma lista infindável de alimentos e bebidas que estão contribuindo para o aumento da epidemia mundial de obesidade. Embora possam ser consumidos num momento de prazer eventual, o consumo regular aumenta a ingestão de calorias da maioria das pessoas sem que elas percebam. Vamos ver:
- Bebidas açucaradas: achocolatados prontos para o consumo, sucos industrializados com açúcar, refrigerantes etc. Geralmente, no rótulo desses alimentos, constam na lista de ingredientes: xarope de glicose ou de milho, o que traduzindo significa: AÇÚCAR.



- Bebidas alcoólicas: Não precisa de exemplos né? hehehe. O problema é que além de serem repletas de calorias, muitas vezes são consumidas em acompanhamento a petiscos muito calóricos.
- Doces: biscoitos recheados, balas, bombons, chocolates, tortas, docinhos de festas e doces concentrados.
- Alimentos de conveniência: salgadinhos industrializados, tipo batatas chips, pipocas amanteigadas e outros aperitivos.
- Fast-foods: hambúrgeres, batatas fritas, milk-shakes, etc.
Ainda existem outros alimentos que, embora possam fazer parte de uma alimentação saudável, tornam-se "inimigos disfarçados" quando utilizados em exagero:
- Queijos (principalmente os amarelos) - ricos em calorias e gorduras;
- Castanhas em geral - são muito saudável e têm fibras, mas também são altamente calóricas;
- Biscoitos tipo cream crackers e integrais (doces e salgados) - por serem prescritos em várias dietas, muitos acham que podem ser consumidos livremente, mas também deve-se ficar de olho nas calorias.
- Frutas secas - embora nutritivas, só podem ser consumidas na quantidade adequada.

Além dos alimentos inimigos do emagrecimento, milhões de pessoas são sabotadas por armadilhas recorrentes na luta diária contra a balança. Tão importante quanto o aprendizado e o planejamento de novos hábitos, a identificação dessas armadilhas nos ajuda a lidar com as dificuldades.

A partir de amanhã, vamos falar um pouco dessas armadilhas, ok?

Deixa só eu esclarecer uma coisa: Algumas pessoas acham que por gostar tanto do assunto, pesquisar, ler livros, revistas, artigos, enfim, eu deveria ser magérrima e evitar comer essas besteiras que acabei de postar aqui. Entretanto, meus caros leitores, confesso: minha luta contra a balança acontece desde a infância devido a minha genética e para piorar a situação, sou apaixonada pelo chocolate (e branco!). Meu objetivo aqui não é fazer apologia a magreza ou afirmar que é melhor ser magrinha do que gordinha. Não. O melhor minha gente, é ser feliz, ok? Respeito a opinião e a postura de cada um, acredito mesmo que devemos ser quem somos, sem estereótipos e hipocrisia. E outra, vamos cuidar da saúde, isso sim, é o mais importante.

Um beijo e até a próxima!

Lane

(Texto adaptado livro Comer para emagrecer: uma filosofia nutricional. Bia Rique).

Nenhum comentário:

Postar um comentário