sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Mais um ano se passou...


Oi minha gente linda, leitores queridos, saradas ou futuras saradas...
Agora, há poucos dias de um novo ano, lembrei de um trecho de uma música: "mais um ano se passou, estou ficando velho e acabado" rsrsrs. Pois é né? Mais um ano... Tenho certeza que a maioria pára e pensa: "Gente parece que foi ontem o réveillon do ano 2000 quando diziam que o mundo iria acabar!". Mas é isso, o tempo passa sim, a gente envelhece sim e amadurece também (às vezes).
Agora é chegado o momento de repensar nos objetivos, planos, sonhos, montar novas estratégias, tomar um folêgo e continuar indo em frente. Olhar para o ano que passou e tentar fazer uma retrospectiva para identificar o que deu certo para continuar investindo e o que não deu para verificar onde erramos. E assim a vida segue para todos nós.
Espero que 2013 traga a todos muita paz, saúde e alegrias. Desejo a vocês tudo o que todos desejam nessa época do ano e torcendo sinceramente para que alcancemos um pouco mais de sabedoria e amor ao próximo.

Que nossa determinação, nosso foco e nossa paciência não se esgote, nem com os treinos, nem com as dietas, nem com nossos sonhos e desejos. Que estejamos sempre fortes e atentos para os obstáculos que a vida nos traz e se em algum momento vier aquele desânimo, que este dure apenas o tempo de ser percebido, sentido e deletado.

Um beijo a todos e rumo a mais um ano "novinho em folha".

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

AEROBIO EM JEJUM - ALGUMAS CONSIDERAÇÕES



Uma pergunta TREND TOP que recebo e é pauta de várias discussões a qualquer um que treina, ou que esteja começando a treinar é se esse lance de ‘AERO EM JEJUM’ funciona...

Acredito que a maioria aqui, quando abrem o FB pela manhã, veja no feed de noticias, publicações como AEJ feito... Cardio done... E afins...

Antes de qualquer coisa, quero dizer que não vou ‘reinventar a roda’ e nem tomar muito o tempo de vocês, vou colocar em uma linguagem mais simplificada, pois o post aqui se baseia mais em experiência própria e também assistida, do que em ciência, magia negra, ocultismo ou sei lá o que (para isso vocês tem a Wikipédia e o Google acadêmico) e diz respeito, mais sobre ‘estética’ do que de bem estar ou aumento de performance...


Mas o que seria isso e qual a finalidade?

A aerobiose realizada em jejum tem como meta utilizar maior quantidade de gordura como matriz energética, devido à baixa reserva de glicogênio após um período de jejum ai de 6 a 8 horas, sendo assim tal prática só irá trazer o resultado esperado se a pessoa que a realizar estiver em dieta, ou seja, de nada adianta você se ‘presentear’ comendo mais no dia anterior porque posteriormente você fará a aerobiose em jejum, e pular de madrugada da cama para ir se exercitar - pois dessa forma os níveis de glicogênio estarão provavelmente altos e você não conseguirá a lipólise (mobilização de gordura como fonte de energia) desejada.

Tendo a explicação acima como base, também podemos entender que não é somente na aerobiose em jejum que poderíamos obter tais benefícios, já que o que promove a lipólise seria a baixa reserva de glicogênio, é inteligente lembrar que após o treino de musculação tal efeito também ocorre – o de utilizar a gordura como fonte de energia, já que o exercício com pesos também promove a queda de glicogênio em nosso organismo - Logo tal prática também poderá ser utilizada de forma controlada após o treino com pesos, e nesse caso a aerobiose, também traria outro beneficio que seria o de acelerar o processo de regeneração global e conseguir restabelecer mais rápido o glicogênio muscular despendido durante o exercício.

Um toque para ter um maior efetivo da lipólise nessa prática é o de se utilizar pelo menos 500 ml de água antes de fazer a aerobiose a fim de evitar a quebra de proteínas contrateis e também não ter desidratação, e ao final do treino, esperar por mais 30 minutos antes de fazer a refeição #1, já que em tal método, o organismo ainda continua a metabolização de gordura após o término da atividade .

Gosto sempre de frisar que, assim como alimentação saudável é uma coisa e alimentação voltada a resultado e performance é outra, esporte é saúde, porém algumas técnicas utilizadas por atletas já é outra história... Se você ainda tem dúvidas se deve ou não implementar tal pratica, o melhor a fazer é procurar um profissional capacitado para que ele ajuste tua demanda energética, treinos e dieta a sua rotina e tais técnicas não tenham efeito rebote contigo. A individualidade biológica deve ser sempre respeitada.

Para que você desengordure teu corpo, primeiro é necessário você desengordurar sua mente!

MEXA-SE AGORA!

Uma ótima semana a todos!

Autor: Manoel Junior
Texto retirado do facebook de Manoel Junior! Agradecemos os esclarecimentos!