quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

ENTÃO É NATAL


E chegamos a época mais linda, mais fofa, mais gostosa do ano, a tão esperada: Festa de Natal! e ela não vem sozinha né? É amigo secreto, oculto, da onça, confraternização do trabalho, da faculdade... E muita gente aproveita a oportunidade para "jacar" na dieta. Por isso, vamos a um texto do nutricionista Rodolfo Peres, que expõe com muita propriedade o tema. Inclusive, comprei o livro dele e estou achando o máximo!
Beijos a todos e bom Natal!




Então é Natal - por Rodolfo Peres

Está aberta a temporada da comilança! Como nutricionista, a minha obrigação é sugerir trocas inteligentes, alertar para os excessos das ceias, mas eu realmente acho que o problema não está na ceia, mas no comportamento das pessoas.  O equilíbrio do nosso organismo não vai mudar com uma ou outra refeição mais pesada, gordurosa. São os hábitos cotidianos que fazem a diferença. Se você passa o ano inteiro na dieta, planeja sempre as suas refeições, cria o hábito de se alimentar bem e não vai sofrer nessa época do ano. O importante é que as refeições saudáveis predominem sobre as nossas eventuais recaídas.
 
No mês de dezembro, uma diferença interessante que observo no consultório, é entre os pacientes que estão começando o programa alimentar e os que já "vivem em dieta". Os iniciantes sempre me perguntam se podem começar depois das festas! Os que já passaram pela reeducação alimentar, encaram o Natal e o Ano Novo como um período para curtir a família, viajar, descansar, não para orgias gastronômicas. Lógico que minha recomendação para os iniciantes é: comece hoje! Nada de esperar passar as festas!  
 
É totalmente possível participar da ceia, sem radicalismo, apenas controlando o que colocamos no prato. Prefira a farofa e as leguminosas (feijão, lentilha) sem bacon ou linguiça. Arroz, por que não usar um com vários grãos? É super saboroso! Prefira carnes magras, evitando opções mais gordurosas e salgadas. A carne de peru, sem pele, é sempre uma boa opção. Na sobremesa, que tal usar uma das inúmeras receitas "fitness" que hoje são encontradas facilmente em blogs e redes sociais de nutricionistas? Gosta de sorvete, escolha uma versão com teores reduzidos de açúcares e gorduras. Quando for beber, prefira vinho, champanhe e cerveja, mas sempre com moderação. Os destilados, como uísque, cachaça e vodca, têm maior teor alcoólico. Tome muita água, antes e depois da ceia, para manter seu corpo bem hidratado.  Agora, se você passar mal no dia seguinte, com cólicas intestinais,  cansaço, dores de cabeça, bom sinal! É o seu organismo avisando que não aceita mais alimentos ricos em gordura, açúcares, álcool e sódio! 
 
Para você que está decidido a chutar o balde (da dieta) faço questão de lembrar que o Natal não se resume à comida, e o mundo não vai acabar no dia 1 º de janeiro. Aproveite o tempo livre e a presença das pessoas queridas para conversar, se divertir. A comida é só uma entre tantas coisas boas das confraternizações de fim de ano. A relação com os alimentos deve ser a mais natural e agradável possível. Essa história de ficar sem comer durante o dia, para poder se empanturrar na ceia, tem tudo para dar errado. É normal comer um pouco mais durante as festas, mas o nosso corpo sabe lidar com excessos esporádicos. Se você ganhar um pouco de peso (retenção hídrica, principalmente), é bastante provável que perca os quilos extras quando voltar à sua rotina normal, sem precisar se "desintoxicar" ou passar fome depois das festas. 

Por último, mas não menos importante: não deixe de fazer exercícios! Nessa época, quando muitas academias fecham as portas, é comum as pessoas darem um tempo nas atividades físicas. Não deu para treinar? Então aproveite os dias de folga para correr, nadar, jogar bola com amigos, andar de bicicleta, etc. Um feliz Natal a todos! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário