terça-feira, 14 de maio de 2013

SEGREDOS PARA QUEIMAR GORDURA

Secar, secar secar!!!

É termogênico pra lá, aero em jejum pra cá e as infinitas afirmações desesperadas:

“PRECISO SECAR MEU DEUS”!!!

Muito sobre esse assunto já sabemos, certo?

Precisamos de um treino adequado, sério, intenso, que vá de encontro com nossas expectativas, objetivos, estilo de vida, todo aquele lance.
Precisamos de uma dieta personalizada, que respeite toda nossa individualidade, intolerâncias, estilo de vida, etc…
Mas eu estive lendo, estudando e percebi que existem algumas dicas que podemos aplicar e CONHECER mais para entender melhor como nosso corpo funciona em relação a esse aparente MILAGRE que é o processo da queima de gordura.

queimar gordura

Tudo que escrevo aqui é de uma forma geral, sempre temos que considerar nossa individualidade mas ainda assim são pontos para pensarmos se são aplicáveis a nossa realidade e obejtivo.

AERÓBICO EM JEJUM OU SEM CARBOIDRATO?



Eu penso que se eu mandar uma porção de carbo antes do aero meu corpo vai consumir primeiro o carbo já que ele impede a queima de gordura e promove sua própria queima como principal fonte de energia.
Portanto se eu elimino o carbo meu corpo vai diretamente para queima de gordura como fonte de energia.
Ficar em jejum faz com que o corpo use gordura porque o glicogênio e o açúcar ficam em níveis baixos por isso o corpo é forçado a usar gordura para se manter.
Mas, como tudo tem um porém, durante esse processo o corpo também quebrará tecido muscular (massa magra, músculo) para usar a proteína também como fonte energética.
Hoje temos no mercado aminoácidos como BCAA e Glutamina que previnem que a proteína seja quebrada, assim queimando gordura e mantendo nossa massa magra em seu devido lugar.
Sempre com indicação profissional e quantidades ajustadas as necessidades de cada indivíduo.


O QUE COMER ANTES DE DORMIR?

A ceia é uma das mais importantes refeições quando desejamos queimar gordura.
Durante o sono nosso corpo não exige grande consumo de energia já que passaremos horas mal nos movendo, certo?
Por esse motivo a nossa necessidade de carboidratos é praticamente zero (sempre respeitando a orientação profissional e considerando suas individualidades, como pessoas que treinam a noite por exemplo terão uma dieta com carbo talvez).
Digo praticamente zero pois muitos ainda consomem carboidratos dos legumes e vegetais e esses não se mostram influenciar no resultado principal.
Enfim, deixando de lado os carbos antes de dormir, fazemos da gordura a principal fonte de energia!!! Êêeeeee!!!
Todos nós lembramos que carboidratos não usados como combustível nos nossos corpitchos são armazenados como gordura ou glicogênio, né? Não queremos isso não!!!
Caseína tem sido utilizada por muitas pessoas como última refeição por ser um suplemento de baixa caloria, ter efeito anti catabólico, prevenindo assim que nossa massa magra seja usada como fonte de energia durante o soninho anabólico!

CARBAR OU NÃO CARBAR? EIS A QUESTÃO!

É bem verdade que para ganhar massa magra precisamos de carboidratos, mas vocês sabem como eles chegam até os músculos no lindo processo de anabolismo?
Bom, temos glicose, galactose (quebra da lactose que depois é convertida em glicose) e frutose como carbos nesse momento.
O corpo usa a glicose, que vêm ingerido em forma de carboidratos complexos (espero), como energia e para recuperar os músculos e o que sobra ele armazena como glicogênio ou converte em gordura.
Já a frutose é uma danadinha. Assim que consumida ela é direcionada ao fígado como glicogênio e vai ser lentamente quebrada de acordo com a necessidade dos níveis de açúcar do sangue.
O ruim é que ter carbos no fígado não adianta nadica de nada pro nosso anabolismo.

E se o fígado tem glicogênio de sobra a gente se sabota, porque ele vai transformar o excesso em triglicerídeos, que quando estão em níveis altos são um risco para saúde do fígado, pâncreas, tireóide e podem causar diabetes e infarto do miocárdio.
Por isso muitos nutricionistas não recomendam frutas como pré treino e vários controlam bem o consumo das frutas!!!
Muitas frutas têm vitaminais e mineirais importantes, é verdade, mas encontramos essas mesmas vitaminas e mineirais em diversos legumes e verduras sem a bendita frutose.

queimar gordura

CONCLUSÃO

Eu ainda acredito que o acompanhamento profissional seja a melhor saída para chegarmos ao nosso obejtivo de forma mais eficiente.
Porém acredito também que a informação de sites confiáveis e profissionais sérios sejam um guia valioso para quem quer levar uma vida saudável para sempre.
Eu que não sou profissional da área ainda, sou apenas uma interessada no assunto, consegui juntar esse tanto de informação pelas minhas leituras, estudos e conversas com profissionais.
Vamos lá galera, em busca da informação e conhecimento!
Espero que esse post faça cada um de vocês refletir, identificar erros, reconhecer o que poderia ser mudado e o principal – PROMOVA A CURIOSIDADE DE CADA UM para ir atrás de mais informação!!!

Liv Gitahy
http://www.treinonutricaoebeleza.com.br/ 

terça-feira, 7 de maio de 2013

A OBESIDADE COMO SINTOMA


Você já deve ter escutado alguém dizer que faz tudo para emagrecer e não consegue… Ou que consegue… mas volta a engordar depois… Mas o que é “fazer tudo para emagrecer”? É fazer todos os tipos de dietas existentes no mercado e/ou passar fome? É fazer exercícios extenuantes e/ou treinar durante horas? Pois saiba que nenhum desses comportamentos fará com que você se mantenha efetivamente magro.



Geralmente, o “pensamento gordo” é oito ou oitenta, tem sempre presente o radicalismo.
Não existe moderação e não aceita escorregões. Se “sai da linha” na dieta ao invés de corrigi-la e seguir, a abandona ou quando está de dieta, jejua.
A OMS (Organização Mundial de Saúde) considera a obesidade um dos dez principais problemas de saúde pública do mundo e a classifica como epidemia, sendo que suas causas são múltiplas, envolvendo fatores genéticos, metabólicos, comportamentais, emocionais, culturais e sociais.
A maioria das pessoas prefere ‘culpar’ o metabolismo e a genética. Porém, das pessoas que sofrem com algum tipo de obesidade, 2% derivam de causas endocrinológicas, outros 8% são diabéticos e não produzem insulina no organismo suficiente para metabolizar os alimentos. Existem também aproximadamente 10% de pessoas com tendência genética a obesidade, e provavelmente mais uns 10% que são obesos na vida adulta por terem sido crianças gordas. E ainda pode-se contar 10% que desenvolvem a obesidade por aspectos culturais, tais como hábitos familiares, sociais ou étnicos. Já os outros 60% das pessoas obesas certamente desenvolveram esse problema devido às causas emocionais. No entanto, a obesidade ocorre devido a uma combinação de fatores.
Dizem os médicos que as pessoas engordam apenas por comerem em excesso ou porque descontam suas ansiedades, carências e depressões na comida, mas nem sempre se consegue explicar porque que esses problemas levam as pessoas a comerem demais. A falta do entendimento clínico do porque a pessoa obesa come demais mesmo que lhe traga sofrimento e complicações, reforça as crenças naturalizadas tanto no meio médico como no social, de que o obeso não emagrece por preguiça, desleixo ou falta de “força de vontade”. O que não é verdade, ninguém é gordo porque quer!
Independentemente de fatores biológicos ou hereditários, o acesso aos alimentos aumentou atualmente. Junto com a disponibilidade de alimento, está a procura do ser humano pelo prazer. Uma vez que o ato de comer está associado à sensação de prazer, o individuo acaba comendo mais do que necessita. E desta forma indivíduos que perdem o controle quando começam a comer, tornam-se comedores compulsivos, desenvolvem a obesidade assim como diversos transtornos alimentares, e precisam de ajuda para superar essa dificuldade.
Há uma profunda relação entre o excesso de peso, os aspectos culturais e os aspectos emocionais, que influenciam o comportamento alimentar. O corpo obeso pode ter incontáveis significados que o indivíduo carrega dentro de si sem ao menos dar-se conta disso…
Alguns indivíduos utilizam o alimento como objeto das relações pessoais. A consequência dessa relação é que o alimento perde seu papel essencial de nutrição, passando a servir como instrumento que alivia os sofrimentos emocionais de ansiedade, medo, depressão, rejeição, raiva, entre outros.
A obesidade é um sintoma que coloca o corpo como principal depositário de tudo o que o ser humano precisa mostrar… O corpo que padece e sofre por seu excesso de peso reflete sintomas formados pelo inconsciente e que a medicina não cura!
Para que ocorra um emagrecimento efetivo é necessário que a pessoa consiga abrir mão de sua forma obesa e dos benefícios que a ”capa” de gordura fornece enquanto defesa.

O primeiro passo rumo ao emagrecimento é o autoconhecimento.
  • O que te impede de perder peso?
  • O desejo da perda de peso é seu ou de outros?
  • Qual é a sua crença sobre peso? Como está sua autoestima?
  • Você realmente deseja perder peso? É prioridade para você?
  • O que irá mudar em sua vida ao perder peso?
  • Qual a sua meta?
  • Como você se enxerga? O que você fala para você?

A partir desses princípios, a partir do momento que você tiver um motivo para seguir em frente, a partir do momento que você possuir o seu objetivo traçado é que você conseguirá obter resultados.  Portanto, pense… reflita….


 —

   Texto da Personal Trainer e Psicóloga Esportiva Renata Fernandes.
  • Licenciada em Psicologia | CRP 05/ 26535;
  • Licenciada e Bacharel em Ed. Física | 037930 – G/RJ;
  • Pós-Graduada em Psicossomática, Obesidade e Emagrecimento;