quarta-feira, 22 de agosto de 2012

DIETA E ROTINA


Quando pensamos em dieta, nunca a associamos a algo que tenha que ser seguido por muito tempo, quiçá por toda a vida. Nunca a relacionamos com rotina, pois temos a tendência em acreditar que rotina mesmo é se alimentar do jeito que sempre fizemos e que a dieta será seguida apenas por um período determinado.
Vamos ao nutricionista, lemos textos em revistas ou na internet e mesmo com muita informação sobre a necessidade intransferível, inapagável, irreparável e todos os "is" existentes de que devemos tratar a nossa dieta ou reeducação alimentar como um estilo de vida, não adianta, mesmo que seja inconscientemente (um inconsciente mais para consciente, mas enfim...) a bendita sempre é vista e tratada como algo passageiro, temporário.
Daí, acontece algo que muda sua rotina, rotina essa ainda pouco adaptada, e acontece uma viagem, uma mudança de emprego, uma mudança qualquer e o que acontece? Voltamos a boa e velha alimentação "normal". Não conseguimos seguir a dieta fora do nosso ambiente "natural". Mesmo que você tenha algumas opções que dê para incorporar, mesmo que possamos até ir às compras, mas... não tem jeito.
E neste momento, dizer que o peso volta a subir e a nossa balança implacável estará lá apontando os quilos a mais é só chover no molhado, né? Pois é...
Entretanto, o bom é ter otimismo e força de vontade. Saber que a incorporação de novos hábitos é sempre difícil mesmo, pra todo mundo, principalmente quando são hábitos associados a prazer, como é o caso da comida. Acredito que o segredo esteja em descobrir novos sabores. Claro que nunca vamos deixar de comer o que gostamos, mas que tal experimentar novas receitas? Novos tipos de doces, sobremesas, bolos, massas... Existem muitos sites e blogs por aí que podem ajudar.
O importante mesmo, é nunca desistir. E não digo isto apenas para quem deseja emagrecer, ficar mais bonita ou melhorar sua saúde. Independente dos objetivos propostos, a desistência é uma palavra que nunca deve fazer parte do nosso vocabulário. Tropeçar, retroceder, sim, mas sempre teremos um novo dia em que poderemos traçar novos planos, novas estratégias e seguir em frente. Fácil nunca será, mas vencer uma batalha é prazeroso demais!!!

Determinação, foco, paciência.

Beijos!

Lane

P.S - O programa Bem-Estar da Rede Globo tratou sobre este tema, segue link: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/07/para-abandonar-os-maus-habitos-alimentares-e-preciso-substitui-los.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário