segunda-feira, 30 de abril de 2012


Antioxidantes: Prevenção contra o envelhecimento precoce



Efeitos dos radicais livres
Conheça os antioxidantes, substâncias que previnem o envelhecimento precoce e diminuem os malefícios dos radicais livres.
Muito se tem falado ultimamente sobre os Antioxidantes, que nada mais são do que substâncias que protegem o corpo contra a ação nociva dos radicais livres. Mas o que são os radicais livres ?

São substâncias produzidas pelo próprio corpo durante o ato da respiração. 95% do oxigênio que respiramos, serão usados para gerar energia necessária a vida, mas os outros 5%, serão transformados pelo organismo em moléculas instáveis, os radicais livres.
Essas substâncias, como precisam de algo para se completar, vão atrás desse “complemento” em qualquer parte do corpo, podendo ser no coração, o que poderia causar um infarto, podendo ser no cérebro, o que poderia causar um problema neurológico, ou qualquer parte do corpo. Nenhuma região está imune dos seus ataques.
Abaixo temos uma tabela com algumas das patologias associadas com os radicais livres:


Patologias associadas aos radicais livres
Patologias associadas aos radicais livres
Em 1957, o médico D. Harman, publicou um artigo onde citou que a ação dos radicais livres é a causa principal do processo de envelhecimento, pois eles vão durante toda a vida matando e destruindo as células do corpo. Também descobriu que o stress, a alimentação deficiente em nutrientes essenciais, a poluição, os raios ultravioletas e o esforço muscular excessivo aumentavam a produção dessas substâncias maléficas no corpo e conseqüentemente aceleravam o processo do envelhecimento.
 É importante entender também que os radicais livres são importantes para o nosso organismo no processo inflamatório e também nos processos infecciosos, ajudando o corpo a se proteger de substâncias tóxicas e doenças.
O problema acontece quando essas substâncias são produzidas em excesso pelo organismo.


Efeitos dos radicais livres
Efeitos dos radicais livres

Abaixo listamos mais alguns fatores que causam o aumento do número de radicais livres no corpo humano: 
  • Álcool em excesso
  • Cigarro
  • Alimentos industrializados
  • Agrotóxicos
  • Stress
  • Radiação
  • Toxicidade por metais pesados
  • Esforço físico excessivo
  • Má alimentação
  • Poluição
  • Entre outros...
Para ajudar na luta contra os radicais livres, os médicos e nutricionistas recomendam a prática de atividade física de baixa e moderada intensidade. Segundo o Dr. Kenneth Cooper os exercícios entre 65-80% da sua freqüência cardíaca máxima tem importância fundamental no combate aos radicais livres. Sem eles as defesas internas de seu organismo contra os radicais livres ficam fragilizadas.
Os antioxidantes protegem o organismo contra a ação danosa dos radicais livres. Ingerindo alimentos ricos em antioxidantes e melhorando alguns hábitos, pode-se melhorar em muito a sua saúde, prevenindo doenças por todo o corpo e desacelerando o processo de envelhecimento.
Muitas vezes na correria do dia-a-dia, não se consegue ingerir todos os alimentos necessários para a boa saúde. Assim, com o desenvolvimento dos estudos da saúde e tecnologia, é possível hoje em dia, tomar suplementos alimentares em cápsulas que garantem a dose diária de antioxidantes necessárias. Lembrando que, para isto, é fundamental a prescrição e o acompanhamento de um profissional capacitado.
Então, para você se prevenir contra os malefícios provocados pelos radicais livres, faça o uso de alimentos ricos em antioxidantes e diminua os fatores de risco já citados anteriormente. Assim, você gozará de uma melhor qualidade, aumentará sua imunidade e irá retardar o processo de envelhecimento, conseqüentemente melhorando sua qualidade de vida.
Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário