Como manter a boa forma? |
O excesso de peso tem um grande impacto na qualidade de vida das pessoas e é considerado um sério problema de saúde pública. Atualmente, aproximadamente de 43% da população brasileira está acima do peso. Muitas vezes o problema está associado a hábitos alimentares errados e ao sedentarismo, mas também há alguns casos onde a genética ou doenças interferem reduzindo o metabolismo ou facilitando o acúmulo de gordura no corpo.
A vida nas grandes metrópoles também exerce considerável influência no processo rumo à obesidade, devido ao estilo de vida. Outro grande vilão para a perda de peso é ficar longos períodos sem se alimentar, pois ocorre uma redução do metabolismo para que o corpo mantenha suas reservas energéticas. E geralmente, quando isso acontece, a tendência é comer demais e selecionar mal os alimentos na hora da refeição. O sucesso na perda de peso exige muita vontade e determinação. Não existe "milagre" para alcançar esse objetivo. Procurar as orientações corretas e ter disciplina para seguir uma dieta equilibrada e hábitos saudáveis é fundamental para quem deseja estar em forma.
A nutricionista Carolina Padilha preparou algumas dicas para quem quer emagrecer, melhorar sua qualidade de vida e ficar naturalmente em forma.
- Coma a cada 3 horas;
- Não tenha pressa! Coma devagar, mastigando muito bem os alimentos;
- Inclua alimentos ricos em fibras solúveis e insolúveis diariamente na dieta;
- Coma carnes magras e/ou proteína vegetal no almoço e no jantar;
- Consuma leite, derivados ou substitutos de 2 a 3 vezes ao dia;
- Não se esqueça das frutas! Procure comer de 2 a 4 frutas
diariamente. Inclua nessa lista as frutas ricas em vitamina C;
- Coma verduras e legumes no almoço e no jantar. Não se esqueça de enriquecer o cardápio com as verduras verde-escuras e legumes amarelo-alaranjados;
- Prefira carboidratos integrais, e evite preparações feitas com carboidrato refinado e açúcar (sacarose);
- Líquidos sempre! Beba muita água, pelo menos 2 litros por dia;
- Pratique atividade física regularmente;
- Cuide da qualidade do sono.
Fonte: http://www.temmais.com/blog/dieta/Default.aspx?Pagina=9