segunda-feira, 30 de setembro de 2013

POR QUE O MEDIDA CERTA DÁ ERRADO


Bom dia pessoas! Desta vez demorei em escrever um novo post não é? Mas, de antemão gostaria de pedir desculpas, realmente estes últimos meses foram complicados e cheios, tanto no trabalho como na faculdade e é claro (pausa para momento triste) que ganhei alguns quilos extras que já informo: estão com os dias contados!
Infelizmente, o efeito sanfona atinge muitas pessoas e isso se deve a vários motivos, podemos destacar alguns: falta de rotina alimentar e de prática de exercícios, falta de percepção do próprio corpo aliado à perda do objetivo, desconhecimento do real motivo que a mudança do corpo pode acarretar, tanto para a própria pessoa como para aquelas que convivem com ela, fases de mudança na vida profissional e pessoal podendo gerar stress e perda de foco, dentre outros.
Nestes últimos meses, posso dizer que vivi algumas das situações citadas acima e como para mim, o que funciona é ter um objetivo, um sentido real em tudo o que faço na vida, tive que voltar minha atenção para outras demandas e a dieta e atividade física ficaram em segundo plano. O que preciso agora é de estabilização para que outras coisas aconteçam, mas vamos lá.
O objetivo deste post, além da justificativa de sumiço, é o retorno com um assunto de interesse dos leitores, por isso, vamos falar de mais um quadro esquisito do Fantástico: Medida Certa! #dojeitoerrado!
Para começar, não assisto ao programa todos os domingos, mas acompanho sempre que posso. Desde a primeira edição, com Renata Ceribelli e Zeca Camargo percebi alguns erros básicos que qualquer pessoa que tenha o mínimo de conhecimento em dieta e atividade física pode perceber. Tanto que não deu certo, que eles voltaram a engordar (todo domingo a Renata usa um vestido escuro com estampas geométricas e cortes transversais para disfarçar). Na segunda edição com o Ronaldo, a única coisa que deu certo foi o “engordamento” de sua conta bancária, porque ele... dispensa comentários.
A intenção é que o quadro mostre que a prática da atividade física e da boa alimentação fazem efeito na perda de peso. Sim, fazem! Porém, ele não mexe com o que é fundamental para a continuidade dos resultados: a mudança de hábitos! Talvez, por isso, o programa falhe em fazer com que os resultados sejam permanentes.
Vejamos o exemplo da edição 2013 que traz Fábio Porchat, Cesar Menotti, Gaby Amarantos e Preta Gil. O fato de estarem numa competição sem uma real adaptação de atividades físicas e alimentação à rotina diária deles já indica um fracasso em médio prazo!  Quando o programa acabar, eles não estarão condicionados a manter tudo isso, porque as atividades não foram adaptadas à realidade de cada um, por isso, é muito provável que engordem tudo novamente!
Não vou me ater aqui aos erros nutricionais e de atividade física do programa porque não sou profissional da área, mas quando vi Gaby Amarantos e César Menotti correndo na esteira, juro: senti pena dos joelhos deles!
De qualquer forma, vamos ao que interessa, ao decidir perder gordura corporal, aumentar massa magra, melhorar o condicionamento físico ou qualquer outro objetivo, procure um profissional especializado, busque informações de sites especializados e sérios, leia, informe-se, não acredite que as coisas acontecem da noite para o dia, porque como já dissemos em postagens anteriores: não existem milagres e sim esforço!
E outra coisa, não se preocupe em estar na “medida certa”, essa medida não existe e se por acaso existir que seja certa para você! Preocupe-se com sua saúde primeiro e se você tiver um desejo de mudar seu shape, vá em frente!
Determinação, foco e paciência!

Beijos.

Lane