segunda-feira, 22 de julho de 2013

ERROS COMUNS NO USO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES

A cada dia o acesso a suplementação alimentar é maior. É bem provável que em breve, o Brasil seja como os Estados Unidos, onde encontramos vários tipos de suplementos nas prateleiras dos supermercados, lojas de conveniência e lanchonetes. Mas de nada adianta a população ter acesso aos melhores produtos, sem as informações corretas sobre seu uso. O objetivo deste artigo é apresentar alguns erros comuns na administração de suplementos alimentares. Desde já, deixamos clara a importância do profissional de nutrição para ajustar a suplementação adequada para cada indivíduo, quando ela se mostra necessária.
 
Uso de repositores energéticos durante atividade aeróbica, quando o objetivo é a redução da gordura corporal.
É muito comum encontrarmos alguém fazendo esteira e/ou bicicleta ergométrica, com o objetivo de perder gordura corporal, ingerindo repositores energéticos como se fosse água. O conteúdo do rótulo, afirmando que é uma bebida repositora para praticantes de atividade física, associado a um sabor agradável, tende a estimular o consumo. Mas vale lembrar que essas bebidas só devem ser ingeridas, durante a atividade aeróbica em duas situações específicas: quando o objetivo for um aumento na performance - devido ao efeito poupador de glicogênio -ou para repor eletrólitos em exercícios com duração superior a uma hora. Ou seja, os vinte ou trinta minutos de esteira que você faz buscando otimizar a queima de gordura não terão o efeito esperado se você consumir repositores energéticos durante a atividade.
 
Uso de whey protein com leite após o treinamento.
A whey protein é uma proteína de rápida absorção. Característica que a faz muito especial no período pós treino, quando nosso organismo está ávido por nutrientes. Mas o consumo de whey protein com leite, irá retardar todo esse processo. Tanto antes, como após o treinamento, o consumo do suplemento deve ser com água, visando um rápido esvaziamento gástrico.
 
 
Uso de apenas whey protein após o treinamento.
A principal necessidade do nosso organismo no momento após o treinamento, ainda seria repor as reservas de glicogênio depletadas durante o exercício físico. O consumo de carboidratos (dextrose, maltodextrina) em conjunto com uma fonte protéica de rápida absorção (whey protein) é recomendado. Consumir apenas proteína após o treino é um grande desperdício.
 
Tomar creatina antes do treino visando melhorar a performance naquele momento.
Sempre observo muitas pessoas utilizarem a creatina logo antes do treino, acreditando que ela irá influenciar positivamente a performance do exercício naquele momento. O efeito da creatina ocorre apenas depois que houver saturação celular, o que leva alguns dias de suplementação. Portanto, o efeito da suplementação é crônico, não agudo. A ingestão de creatina pode ser realizada em qualquer horário do dia, preferencialmente em conjunto com algum alimento fonte de carboidrato simples. Uma sugestão é acrescentar a creatina em conjunto com o shake pós treino, que deveria ter como base a whey protein e dextrose. 
 
Ingerir dextrose antes do treino visando otimizar a performance.
Para a maioria das pessoas, essa prática poderia ter um efeito contrário do desejado. Ao invés de melhorar a disposição/energia durante a atividade, ao ingerir dextrose antes do treino, podemos ter uma queda na performance devido a instalação de uma hipoglicemia de rebote. Nesses casos, a maltodextrina acaba sendo uma alternativa mais interessante no momento anterior ao treino, mas mesmo assim, algumas pessoas ainda podem apresentar esse sintoma. Para manter a glicemia constante, o melhor seria ingerir a maltodextrina antes e durante o treino. Outra ideia seria garantir um bom aporte de carboidratos complexos de baixo índice glicêmico, cerca de uma hora antes do treino. Dessa forma, não seria necessária a suplementação com mais carboidratos, tanto antes quanto durante o treino.
 
 Administrar whey protein com água antes de dormir.
Como já discutimos acima, a whey protein é uma proteína de rápida absorção, sendo que seus aminoácidos não permanecem durante um período considerável no plasma sanguíneo. Antes de dormir, considerando um sono em torno de oito horas, precisaríamos de uma fonte protéica com absorção mais lenta. Carne vermelha, peito de frango e claras de ovos seriam exemplos de boas fontes alimentares, enquanto caseína e albumina seriam opções suplementares. Ambas seriam ótimas medidas.
 
Acordar de madrugada para se ingerir um "shake protéico".
Na minha opinião, aqueles indivíduos que gozam de um bom sono, sem interrupções, não deveriam deixar o despertador programado para tocar no meio da noite, a fim de se administrar um "shake de proteínas". Desfrute seu sono que será bem melhor! Agora, para aqueles com sono inconstante, essa medida, sem dúvida, seria uma alternativa melhor do que assaltar a geladeira com alimentos inadequados.
 
Gastar dinheiro com "queimadores de gordura".
No momento existe um verdadeiro derramamento de "fat buners" no mercado. Como a maioria desses produtos é importada, o fortalecimento da moeda brasileira frente ao dólar facilitou o acesso está muito mais facilitado. Pare e pense: se realmente existisse algo tão milagroso assim para queimar gordura, será que os níveis de obesidade estariam aumentando a cada dia? Sem contar que vários desses produtos contêm substâncias estimulantes dos hormônios da tireóide, o que pode desregular seu metabolismo de forma irreversível. Fie-se no treino e na dieta que você conseguirá eliminar a gordura que tanto lhe incomoda!
 
Usar "pré-hormonais" como uma forma de obter efeitos similares ao dos esteroides anabólicos, mas sem os temíveis efeitos colaterais.
A ideia parece ótima não é mesmo? Usar um "suplemento" que não é esteroide, mas vai proporcionar aumento de massa muscular, aumento na libido e ainda reduzir gordura! Novamente, não caia nessa conversa furada! O exercício é o melhor estimulante da produção natural de testosterona existente! Essa é outra classe de suplementos utilizada por aqueles indivíduos que buscam um caminho mais fácil. Porém, esse atalho não existe. Use esses produtos e além de não obter o resultado desejado, você ainda poderá ganhar de brinde alguns efeitos colaterais.
 
Depender de suplementos "pré treinos" para treinar.
Sem dúvida, os suplementos mais em moda atualmente são os chamados "pré-treinos". Eles combinam substâncias como cafeína, arginina AKG, ornitina OKG, beta-alanina, creatina, ribose, dentre outras, associadas a um rótulo chamativo, com a promessa do melhor treino da sua vida. Realmente essas substâncias em sua maioria são válidas, em algumas situações e etapas da periodização do treinamento. Mas agora, depender desses produtos para ir para a academia já é demais, não? Observei pessoas que deixavam de ir à academia alegando falta de energia porque o pré-treino tinha acabado. Será que Arnold Schwarzenegger faltava aos seus treinos porque não tinha um suplemento como esse para tomar?  
 
Tomar vitaminas e sais minerais descomedidamente.
A suplementação com vitaminas e sais minerais é algo complexo e deve ser feito com cautela. A ingestão inadequada de um ou outro micronutriente pode inclusive acarretar a deficiência de outro nutriente. Em vez de garantir a ingestão de micronutrientes com algum multivitamínico qualquer, procure complementar, se for o caso, a ingestão exata do nutriente que está em deficiência na sua dieta. Para isso, sem dúvida, o nutricionista é o melhor profissional para lhe orientar.
 
Acreditar sempre que o mais caro é o melhor, ao invés de buscar suas reais necessidades.
Qual o melhor suplemento alimentar do mercado? Esta pergunta não tem resposta. Cada pessoa possui diferentes necessidades em diferentes períodos. Para alguém que passa o dia todo fora e não tem tempo para se alimentar, uma refeição líquida pode ser o mais indicado. Já para alguém com boa disponibilidade de tempo e de acesso a alimentos adequados, uma refeição líquida seria desnecessária. A individualidade biológica deve sempre ser respeitada.
 
Usar um determinado suplemento e creditar todo a esperança e sucesso a ele.
É bem comum observarmos o "magrinho" depositar toda sua esperança no pote de hipercalórico ou o "gordinho" no CLA. Vamos deixar claro, mais uma vez, que nenhum suplemento fará milagre por ninguém. O que ele pode fazer é auxiliar na elaboração de uma dieta nutricionalmente adequada para cada pessoa. Para atingir o sucesso na busca pelo seu objetivo, são inúmeros os fatores que precisam agir sinergicamente, como treinamento, dieta e, principalmente, o estilo de vida. Seu corpo será sempre o reflexo do estilo de vida que você adotar. Portanto, o que você está esperando?

Mude seu corpo, mude sua vida!

Bom treino a todos!

Dr. Rodolfo Peres
http://rodolfoperes.com.br/blog/1047/erros-comuns-no-uso-de-suplementos-alimentares.aspx

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Pausa grávida: Entrevista com Bodybuilding.com 's Jamie Eason


Jamie Eason é uma das vozes mais populares na comunidade de fitness. Neste Q & A sessão, você vai descobrir como ela vai ficar em forma durante a gravidez e aprender algumas técnicas de treinamento!

por Helen Of Chicfitchef.com em 17 abr 2013 
 


 


Jamie Eason não é apenas uma modelo de fitness popular, ela também é uma porta-voz maravilhosa para as mulheres que gostam de cuidar da saúde. Ela representa a aptidão incrível e feminilidade. Tentei seu LiveFit trainer e absolutamente amamos. Eu acho que é um programa de treino fantástico. Ele desafiou as minhas expectativas e me ensinou coisas novas sobre pesos, cardio e estilo de vida. Porque eu sou um grande fã, eu aproveitei a oportunidade para fazer uma entrevista com ela.
Eu não estava desapontado! Jamie estava disposto a dar algumas dicas de fitness, e ela foi gentil o suficiente para revelar alguns detalhes sobre como ela está lidando com sua gravidez. Leia mais para aprender mais sobre Jamie Eason!

 

1) Parabéns pela sua gravidez! Como foi estar grávida mudou seu corpo?

Jamie: Estar grávida mudou definitivamente o meu corpo. Quase imediatamente, o tamanho do meu peito mudou dramaticamente. Pouco tempo depois, comecei a notar atrofia muscular e menos definição. É a hora de se render ao processo e lembro que meu corpo está fazendo um bebê, e isso é prioridade. Quanto às coisas boas sobre estar grávida, tem sido bom para saciar um pouco.
A única coisa surpreendente sobre estar grávida é o quão cansada eu senti. Estou no meu segundo trimestre agora, assim que eu recuperei um pouco de energia, mas antes que eu senti que precisava de 12-15 horas de sono a cada dia!

    
2) Você se preocupa com tudo sobre perder o peso do bebê depois de ter o seu filho?

Jamie: Eu sou apenas humana, por isso é claro que há um pouco de receio. Ao mesmo tempo, porém, eu estive vivendo o estilo de vida adequado para anos e eu processos que trabalham realmente aprendeu. Estou bastante confiante de que o que funcionou antes vai funcionar mais uma vez. Eu estou realmente ansiosa para limpar a alimentação e treinar em um horário novo.

    
3) Você está comendo saudável enquanto estiver grávida? O que é um plano de alimentação típica?

Jamie: Eu fui apenas um pouco saudável durante a gravidez. Eu comecei um pouco abaixo do peso e precisava de ganhar um bom ritmo. Quando meu marido e eu saímos, adoro entrar em meus restaurantes favoritos como de comida mexicana e comer doces aleatórios que eu não comi em anos. Tem sido divertido comer em todos os tipos de restaurantes sempre sem ter modificar o menu. Queremos aproveitar enquanto podemos porque quando o bebê nascer, nossos encontros acontecerão com uma babá no relógio. Quando estou em casa, porém, eu tento comer o mais saudável possível. Eu não posso dizer que eu tenho um plano de refeições particular. O que eu faço são mudanças baseadas em como estou me sentindo no dia a dia.

    
4) Quais são os seus 3 principais dicas para as mulheres que tentam perder peso pós-gravidez?

Jamie: Primeiro, crie um plano. Tenha um plano de treino pronto para seguir e tente criar uma rotina para preparar suas refeições, assim como você vai ter que fazer para o seu bebê. Em segundo lugar, amamentar. É a melhor maneira de queimar as calorias em excesso e é bom para o bebê. Em terceiro lugar, fazer caminhadas regulares ou correr por conta própria, com seu bebê, ou com seu parceiro. É bom para entrar ar fresco, e cada pouco de exercício que fizer vai movê-lo para mais perto o seu objetivo.

 

     5) Obrigado por nos dar esse vislumbre de sua vida, Jamie! Agora, aqui estão algumas perguntas mais gerais de formação de leitores curiosos: Como você direcionar os músculos da região lombar?

Estes são os meus exercícios lombar favoritos:
1 / Plank

Deite-se de barriga no chão e, em seguida, sustentar-se em seus cotovelos e subir para os dedos dos pés, tendo o cuidado de manter um apartamento de volta. Mantenha essa posição o maior tempo possível, mantendo uma boa postura. Repita 3 ou 4 vezes.
 
2 / Superman

Para este movimento, deitado de barriga para baixo e estique os braços acima da cabeça com os cotovelos em linha reta. Aponte os dedos dos pés e lentamente levantar os braços e pernas do chão. Você vai fazer isso apertando os glúteos e apertando suas costas. Segure esta posição por alguns segundos e solte. Realizar 2-3 séries de dez repetições.

Você também pode fazer este movimento, levantando um braço e perna opostos e segurar por alguns segundos.
3 / Resistência Rotações Banda

Para fazê-las, proteger uma faixa de resistência em torno de um post. Segure a faixa com ambas as mãos e com os braços esticados, girar o corpo lentamente na cintura. Torça de um lado para o outro. Você pode fazer isso em pé ou ajoelhado. Realizar 2-3 séries de 10 repetições de cada lado.
 

6) Como evitar dores nas canelas ou torná-los curar mais rapidamente? O que é um bom alongamento para pernas e panturrilhas?

Dores nas canelas muitas vezes, atingem as pessoas que dirigem ou exercem atividades em superfícies duras, não fazem alongamento, ou usam velhos, sapatos desgastados. Outro culpado é o desequilíbrio muscular. Assim como nossos bíceps e tríceps, parte inferior da perna tem dois lados: as canelas e panturrilhas. As panturrilhas são responsáveis ​​pela elevação do calcanhar, enquanto a canela é responsável por levantar os dedos dos pés e absorvendo o impacto. Os melhores métodos para tratar dores nas canelas são repouso, gelo, alongamento e fortalecimento. Para evitar dores nas canelas, em primeiro lugar, ter um cuidado especial para progredir lentamente durante o treinamento em superfícies duras. Além disso, substitua os sapatos desgastados. Você precisa de algo com amortecimento e estabilidade adequada. Também é importante para aquecer antes de exercícios de maior impacto, como correr ou pular corda.


 
Quando o objetivo é "inclinar-se para fora" qualquer parte de seu corpo, a primeira parte da fórmula deve ser sempre uma dieta limpa. Você pode exercitar até que você esteja azul e conseguir alguns resultados, mas você nunca vai ficar magra sem manter uma dieta limpa e equilibrada em porções adequadas.


7) Eu me esforço muito com uma alimentação saudável! O que você faz para resistir à tentação de comer alimentos não saudáveis?
A chave para resistir à tentação de alimentos não saudáveis ​​é estar sempre preparado. Eu recomendo que as pessoas aprendam apenas cinco receitas limpas que podem congelar e manter a mão para comer durante a semana. O objetivo é comer alimentos frescos e saudáveis ​​o mais rápido possível.
Certifique-se que essas receitas são versões saudáveis ​​de alimentos que você gosta. Eu adoro hambúrgueres. Então, eu mesma faço de peru ou frango com abobrinha. Uso os hambúrgueres para colocar em um Ezequiel Inglês muffin. Faço também uma variedade de barras de proteína, como de chocolate, canela ou limão para satisfazer o meu desejo de doces. Quando há sempre opções de alimentos que você gosta, vai ficar menos propenso a sucumbir aos desejos.

Fonte: http://www.bodybuilding.com/fun/pregnant-pause-an-interview-with-bodybuilding-coms-jamie-eason.html?mcid=faceBrazil&%3Fmcid%3Dfaceweekly=sf12057272

Queridos leitores, perdoem por alguma falha na gramática, foi devido a tradução. O texto original em inglês está no link acima. Beijos!!!
 

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Comidas fake: veja cinco alimentos que não são o que parecem


Chocolate, kani-kama, cereja enlatada, pipoca de microondas e pão integral. Você sabe o que está comendo?

por Ana Freitas

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Dietas restritas. Vale a pena fazê-las?

O desejo por resultados rápidos faz com que muitas pessoas recorram a dietas restritivas para entrar em forma. Tentar emagrecer vários quilos em um curto de espaço de tempo, apenas passando fome, é uma das piores coisas que se pode fazer contra a própria saúde. Uma alimentação deficiente em nutrientes, que respeita apenas a quantidade de calorias ingerida, tem tudo para dar errado. O cenário fica ainda mais nebuloso quando a tal dieta milagrosa é associada ao uso de medicamentos anorexígenos, sem orientação médica adequada. 
Na verdade, não há segredo para emagrecer. Mas é importante que as pessoas entendam - de uma vez por todas - que o nosso organismo é um sistema muito complexo. A simples matemática de ingerir menos calorias do que se gasta, pode sim proporcionar perda de massa corporal, mas apenas isso. O número que aparece na balança nem sempre reflete a realidade. Um emagrecimento saudável pressupõe a perda de gordura e a manutenção da massa magra do indivíduo, evitando, entre outras coisas, deficiências de vitaminas e sais minerais. 
Seja pela cobrança social do físico perfeito ou pelo temor dos problemas de saúde advindos da obesidade, vejo pessoas tomando medidas extremas (e erradas). Em mais de dez anos de prática clínica já me deparei com várias situações limite. Pacientes que fazem jejum absoluto por alguns dias, outros que passam semanas comendo apenas frutas e verduras, entre tantas outras estratégias igualmente absurdas, ineficazes e nocivas à saúde. 
Em um passado não muito distante, a justificativa era a falta de informação.  Não havia Internet, os índices de obesidade na população eram mais baixos, e os meios de comunicação de massa (rádios, TVs, jornais) disseminavam a ideia de que para emagrecer bastava cortar calorias. Atualmente, com tanta informação, a dificuldade é discernir o que é certo no meio de tantas "verdades". Na Internet, cresce o número de sites com propostas milagrosas para emagrecimento; de livros e revistas com dietas que prometem a perda de 10 kg em uma semana, sem falar nos comerciais de produtos que fazem a gordura "desaparecer" da noite para o dia. Com tanta desinformação por aí, fica difícil saber qual caminho percorrer.
Uma boa forma física é conquistada apenas com exercício e correta nutrição. Isso mesmo! Simples assim. A verdade é que não há segredo para emagrecer. Agora, o pulo do gato para um emagrecimento saudável e eficaz envolve uma série de questionamentos: qual o tipo de exercício, frequência, duração e intensidade? Como distribuir os nutrientes ao longo do dia? O que comer antes e depois do exercício? Que suplemento tomar?  Como as respostas não são universais, a melhor pedida é buscar orientação profissional; adequar a dieta e os exercícios às suas necessidades. 
Acredito que muitas dietas para perda de peso levam em conta substituições pouco eficientes, que satisfazem os hábitos culturais, mas não consideram as necessidades nutricionais. Alguns exemplos de erros nutricionais recorrentes:
- Pão francês com manteiga deve ser substituído, na primeira refeição do dia, por pão francês sem miolo com margarina light. (Na verdade, deveria se substituir toda a refeição, não simplesmente reduzir a quantidade dos alimentos com baixo valor nutricional).
- Frutas, barras de cereais com chocolate ou bolachas integrais são boas opções para os lanches intermediários. (Essas opções possuem apenas carboidratos. A refeição ficaria pobre em proteínas). 
- Almoço e jantar devem ser as principais refeições do dia.  (Todas as refeições são igualmente importantes)!
Se essas afirmações não lhe pareceram estranhas, vou explicar porque as considero "erros nutricionais". 
Muitas pessoas acreditam que a chamada 'reeducação alimentar' pressupõe comer um pouco de tudo, sem eliminar nenhum alimento da dieta. Ainda segundo essa crença, para emagrecer seria importante manter o que as pessoas gostam de comer. Mas a qualidade do que se come é tão (ou mais) importante do que a quantidade. 
A distribuição de nutrientes deve ser ajustada de acordo com o seu gasto energético. A refeição que antecede uma atividade física, por exemplo, deve ter uma quantidade um pouco maior de carboidratos (arroz integral, macarrão integral, aveia, amaranto, quinua, frutas, pão integral) do que as demais refeições. Já a ingestão de proteínas, deve ser equilibrada em todas as refeições do dia. 
O rápido desenvolvimento da indústria de suplementação alimentar nos proporcionou algumas facilidades. Os chamados pós proteicos (whey protein, caseína, albumina, proteína isolada de soja, mix proteicos, barras proteicas, dentre outros) podem nos ajudar a compor uma dieta mais adequada, sem agredir tanto nossos hábitos culturais. 
Você começa o dia tomando leite com achocolatado e comendo pão francês com manteiga? Por que não substituir por whey protein (do sabor da sua preferência) e pão integral com queijo cottage e uma fruta? Nos lanches intermediários você gosta de comer uma fruta?  Já pensou em complementar a fruta com um "shake" proteico de caseína ou comer uma barra proteica para variar? Vamos retirar as guarnições (strogonoff, lasanha, frituras) mais calóricas do almoço e jantar? Usaremos arroz integral, macarrão integral, feijão, lentilha, carnes grelhadas e uma grande variedade de legumes e verduras. Suco de frutas acompanhando a refeição? Substitua por uma fruta de sobremesa e você garantirá uma maior absorção de nutrientes e fibras. Podem não ser sugestões adequadas para um bodybuilder de alto nível, mas para a maioria das pessoas, já faria uma grande diferença.
Sem dúvida, o nutriente mais negligenciado em nossa cultura, é a proteína. Cada vez consumimos mais carboidratos e menos proteínas. Em um programa de redução de gordura corporal, a proteína exerce inúmeras funções importantes, dentre elas o auxílio na manutenção da massa magra. Porém, em nossa cultura, temos poucos alimentos fonte de proteínas de altíssimo valor biológico. São eles: carne bovina, peixe, peito de frango e ovos. Para piorar, esses poucos alimentos normalmente são ingeridos apenas nas duas "principais" refeições do dia: almoço e jantar. Ou seja, as demais refeições ficam com seus teores proteicos prejudicados. Costumo dizer que se tivéssemos o hábito de "almoçar" a cada 2 - 3 horas ou até mesmo usar insetos em nossa dieta, como fazem os habitantes de 120 países do mundo, seria muito mais fácil adequar o consumo de proteína em nosso dia a dia. Por essa razão, quando eu apresento uma proposta de mudança alimentar para o paciente, não costumo utilizar os termos: desjejum, colação, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. Prefiro nomear sempre "refeições", pois todas são igualmente importantes quando consideramos nossas necessidades nutricionais. 
Certa vez, uma grande celebridade esportiva de nosso país, que hoje tem mais de 60 anos de idade, me disse o seguinte: "Rodolfo, em mais de 40 anos de cuidados com a alimentação, passando pelos melhores médicos e nutricionistas do mundo, aprendi uma coisa: a melhor nutrição, além de evitar qualquer tipo de conservantes, pesticidas e demais alimentos contaminados, é almoçar a cada três horas. Eu começo o meu dia comendo arroz integral, peixe, legumes e verduras. E repito essa rotina a cada 2 - 3 horas, variando os alimentos, mas preservando as características". Não preciso nem dizer o quão bem esse homem está bem de saúde, física e mentalmente. Proposta alimentar similar é normalmente adotada por atletas de bodybuilding, que eu considero a Fórmula 1 da nutrição esportiva. Qualquer erro na dieta, principalmente nos dias que antecedem a competição, refletirá imediatamente no físico do atleta. 
Não por acaso, a minha proposta para quem está sofrendo com sobrepeso/obesidade, é a utilização de algumas estratégias dirigidas aos praticantes de musculação em nível avançado. Para muitas pessoas pode soar estranho, mas eu garanto que os resultados são excelentes.  Pena que para a maioria das pessoas ainda é coisa de louco ver o colega da mesa ao lado abrindo uma "marmita" com batata doce e frango, no meio da manhã. Para esse pessoal, o natural seria comer bolachas, bolos, barrinhas de cereais e/ou salgadinhos. Sinto muito, mas eu chamaria de louco quem não respeita o próprio corpo e ingere alimentos de péssimo valor nutricional o tempo todo. Reserve um ou outro momento da semana para desfrutar dos prazeres da mesa, em uma boa companhia, por um bom motivo. Não faça da má alimentação um hábito. 
Outro fator que temos sempre que respeitar é a individualidade metabólica de cada indivíduo. Pessoas diferentes podem atingir os mesmos resultados, mas percorrendo caminhos diferentes. Tenho pacientes que possuem a mesma rotina de exercícios e necessidades alimentares completamente distintas.  Esse acompanhamento é fundamental para a obtenção de um resultado satisfatório. 
A quantidade de pessoas acima do peso cresce ano após ano. Reflexo de uma rotina cada vez mais sedentária combinada com escolhas erradas na alimentação. Se o adulto obeso de hoje, foi uma criança ativa, o momento atual é preocupante. Hoje, nossas crianças fazem cada vez menos atividade física, passam o dia em frente ao computador e são alvos fáceis da indústria que lucra com a venda de bolachas, biscoitos, doces, refrigerantes e outras bobagens. Tem filhos? A hora de adequar a alimentação dos pequenos é agora. Quanto mais cedo, melhor. Você não faz exercício físico? Então comece a fazer. Atividade física não é escolha. É obrigação! Basta pensar no processo evolutivo humano para entender que o nosso corpo precisa de movimento. Passar o dia sentado em um escritório ou em frente à televisão não vai contribuir em nada para a sua saúde. Mexa-se! Cuide de sua alimentação. Prolongue sua juventude. Procure um educador físico e um nutricionista

O Dr. Rodolfo Peres é nutricionista e especialista em nutrição esportiva.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Como tirar os agrotóxicos do alimentos



 
 
Infelizmente a maioria das frutas, verduras e legumes que encontramos nos mercados crescem com agrotóxicos, fertilizantes e outros adubos. Já sabemos que esses produtos químicos roubam os nutrientes das hortaliças e podem causar vários problemas de saúde: desde leves dores de cabeça até o câncer.

Os fertilizantes podem ir para os alimentos por diversos meios. Podem ser colocados na água de irrigação, na terra onde a muda da planta crescerá ou expurgados sobre a plantação. Em qualquer um desses casos, os agrotóxicos vão para o solo e são sugados pelas raízes contaminando toda a planta e, infelizmente, comeremos esses produtos químicos comermos as folhas das verduras, as frutas ou os legumes que a planta produzirá. Por isso, o melhor mesmo são os alimentos orgânicos: produzidos sem nenhum agrotóxico. Mas, muitas vezes são difíceis de serem encontrados, então o jeito é tentar eliminar o excesso de agrotóxico que fica por fora dos alimentos. Para ajudar, então, a diminuir o consumo desses “venenos”, aí vão algumas dicas:

1 – Procure usar sempre legumes, verduras e frutas da época, pois possuirão menos defensivos e hormônios.

2 – Lave legumes, verduras e frutas numa mistura de água com um pouquinho de detergente ou de água e vinagre. Deixe-os de molho de 15 a 20 minutos e enxague-os cuidadosamente.

3 – Em alguns casos, frutas e legumes podem receber uma camada de cera para que não percam a umidade e murchem. Esta cera também contém fungicidas para evitar o aparecimento de bactérias. Ex: maçãs, pimentões, berinjelas, grapefruits, melões, nectarinas, pêssegos, etc. Para eliminá-la, sempre que possível, descasque legumes e frutas. Você perderá algumas vitaminas contidas na casca, mas em compensação terá uma alimentação mais segura.

4 – Legumes muito grandes, produzidos convencionalmente, podem ser resultado de adubação e estimulantes artificiais. Prefira os legumes e frutas menores.

5 – Dê preferência aos produtos nacionais, ao invés dos importados. Frutas e legumes produzidos no país não precisam de tantos pesticidas como aqueles que percorrem longas distâncias e são armazenados por longos períodos de tempo.

6 – Resíduos de pesticidas e outros produtos químicos tendem a se concentrar nos tecidos gordurosos dos animais. Diminuir seu consumo reduz a ingestão de agrotóxicos. Ao preparar qualquer vaca, carne, frango, porco, etc. procure retirar toda a gordura e pele. Escolha laticínios com baixo teor de gordura, prefira leite desnatado e queijos magros. Prefira carnes de frango e porcos caipira, criados sem hormônios e rações. E também não se esqueça do ovos caipiras.

7 – No Brasil, dentre os produtos agrícolas que mais recebem agrotóxicos, destacam-se o tomate, a batata inglesa, o morango e o mamão papaia. No caso da produção de uva Rubi e Itália, em São Paulo, são feitas até 40 aplicações de produtos químicos, da brotação até a colheita.

8 – Varie o máximo que puder os alimentos para evitar o excesso de um mesmo agrotóxico.

E, o mais importante: NÃO PAREM DE CONSUMIR FRUTAS, VERDURAS NEM LEGUMES. Mesmo com agrotóxicos, os vegetais fornecem algumas vitaminas que nos ajudam a “varrer” as toxinas que consumidos e a tratar os problemas de saúde causados pelo excesso de fertilizantes que já estamos consumindo há muitas décadas! 

Vamos ter atenção ao que consumimos, ok? Saúde em primeiro lugar!

Beijos:)

Gislane