quinta-feira, 22 de novembro de 2012

SOBRE ADOÇANTES - Você prefere morrer gordo ou envenenado?

Nas últimas semanas tenho me deparado na Internet com um e-mail anunciando que determinado refrigerante foi proibido nos Estados Unidos. Devo avisar que esta é mais uma notícia falsa da rede! Por mais benefícios que os consumidores teriam com esta medida, infelizmente ela não foi tomada. A premissa é que um certo tipo de adoçante (ciclamato) causa câncer. Na verdade, a confusão ocorre porquê em 1969 o FDA (órgão americano que controla alimentos/bebidas/medicamentos) proibiu o ciclamato devido a estudos mostrarem associação com câncer de bexiga. Estudos posteriores mostraram pouca relevância e foi liberado desde então, ou melhor, CORRIGINDO esta informação: de acordo com National Cancer Institute (EUA - www.cancer.gov) a atual posição do FDA é que o ciclamato não causa câncer de bexiga, porém, embora tenha sido re-entrada uma petição para liberá-lo como aditivo para uso nos Estados Unidos, esta petição ainda está em espera para posterior avaliação.

Mas é seguro usar adoçantes? Vamos raciocinar assim: você prefere morrer gordo ou morrer  envenenado??? Se houver uma terceira opção, a melhor seria "nenhuma das anteriores"!!!

Adoçantes são drogas descobertas/inventadas para poder (tentar) substituir o poder do açúcar em adoçar alimentos/bebidas. Mas são substâncias ARTIFICIAIS e sendo assim, totalmente estranhas ao nosso organismo. Estudos e evidências recentes colocam em xeque o uso indiscriminado destas substâncias, mostrando o aumento de efeitos nocivos, mas estes estudos serão raramente divulgados, pois o interesse da indústria (leia-se poder econônico/financeiro) é maior do que as novas evidências.

O perigo dos adoçantes para nosso corpo são vários, podemos citar alguns tais como: possibilidade de aumento de câncer (especialmente em bexiga), alergias, toxicidade hepática e, o pior de todos, aumento da incidência de tumores cerebrais e doenças degenerativas do sistema nervoso, como esclerose múltipla, por exemplo.

De todos os adoçantes disponíveis uso hoje em dia, o que tem tido um grande aumento no uso, devido à queda de seu custo e ao agradável sabor residual, é o ASPARTAME. Este é o adoçante mais usado em refrigerantes "zero" no Brasil e ATENÇÃO: é o que mais causa problemas neurológicos. Falhas de memória? Gliomas? Mialgias? Cefaléias constantes? Lúpus? Alzeimer? Tente parar a "cola-cola" (sacaram?) pra ver se melhora!

Aspartame era uma pesquisa de um laboratório americano para um remédio para úlcera (isso mesmo!). Foi quando deixaram cair um vidro do preparado no chão e um gosto doce ficou na boca de quem estava pelo laboratório... BINGO! Enviaram imediatamente para o setor de pesquisa de alimentos desta mesma empresa e hoje o consumo é de toneladas deste adoçante!.

Sua fórmula pode ser dividida em basicamente 3 radicais: ácido aspártico, fenil-alanina e METANOL!
Isso mesmo, metanol, o álcool venenoso para nosso sistema central. Este adoçante se degrada por volta de 32 graus Celsius de temperatura e, portanto, já dentro de nosso corpo ele se dissocia nas 3 substâncias referidas acima. Seus efeitos dependem, é claro, da sensibilidade de cada um e também da dose diária ingerida. Imaginem vocês ingerir 3 latinhas de cola-cola Zero, mais 2 ou 3 cafezinhos com pacotinhos de aspartame, uma gelatina diet e outros POR DIA. TODO DIA. Isso certamente, mais cedo ou mais tarde, causará algum problema.

Pra quem quer se aprofundar no assunto junto ao aspartame, sugiro os seguintes vídeos, disponíveis no youtube:

http://youtu.be/_fb3PrFW5vc   (Sweet Misery - A Poisoned World - Está legendado em português - de Portugal!)
  
http://youtu.be/kn5slnNB8h0   (Aspartame, Brain Cancer & FDA Aproval Process... - em inglês, sem legenda)

http://youtu.be/TJbtWVCGbBY  (CBS News - sobre aumento de AVCs em consumidores de refrigerantes DIET)

Bem, existe algum adoçante "seguro"???
Seguramente NÃO! Como já mencionado, todos são drogas artificiais e estão certamente causando algum dano ao corpo. Aparentemente, por enquanto, a Stévia está a salvo. Por quanto tempo não podemos precisar.
O melhor mesmo é evitar estas substâncias perigosas ao seu organismo. E voltando à pergunta acima: prefere morrer envenenado ou gordo? Já que falamos dos venenos, que tal mostrarmos o que existe em uma latinha ou garrafa (600 ml) de refrigerante (incluindo a cola-cola)???

Seguem 2 vídeos também disponíveis no youtube que falam por sí só. Não precisarei dizer mais nada..... Aguardo os comentários de vocês!!!  (P.S. o segundo foi criado pelo Departamento de Saúde Pública da cidade de New York, como alerta aos consumidores). SÃO CURTINHOS, VALE A PENA ASSISTIR - e se arrepender!

Quanto de açúcar tem numa lata de Coke???  http://youtu.be/yKZ2ZqBYlrI 

Abraços, Doutor Longevidade. 
(em tempo: a cola-cola também retira cálcio e magnésio dos ossos no corpo, isso tudo para neutralizar seus efeitos ácidos).

Comercial em uma lanchonete: http://youtu.be/62JMfv0tf3Q

Link retirado do site: http://www.doutorlongevidade.com.br/2012/01/sobre-adocantes-e-acucares.html

terça-feira, 20 de novembro de 2012

A VIDA QUE SEGUE E A DIETA QUE MANTEM




Olá gente linda que ama sol, praia, chuva e fazenda. Independente do lugar que você queira estar, sempre teremos algo em comum. E o nosso comum aqui no blog é o desejo de estar em forma, de bem com a vida e com nosso corpo, a única e melhor ferramenta que possuímos e que precisamos amar e ter cuidado.



Hoje estava lendo as postagens antigas do blog e percebi como meu discurso se baseia sempre nas mesmas orientações: ter foco, persistência e paciência. Mas, infelizmente, muita gente não associa essas questões à perda de peso, ao ganho de massa ou qualquer objetivo que seja com foco em boa forma física.
Sempre que ouço alguém falar que quer emagrecer, as frases principais são:
  • Quero perder X quilos até o natal, o que eu faço? (Geralmente esses quilos são números surreais!)
  • Nem como tanta besteira assim, não sei porque não emagreço... (Geralmente a pessoa se enche de porcaria de quarta a domingo).
  • Ah eu ganho massa magra muito rápido, quando malho geralmente engordo. (A pessoa ganha gordura e acha que é massa magra).
Enfim, tenho certeza de que todos aqui tem exemplos até melhores que estes para demonstrar a falta de "noçãozice" da galera que não conhece o mínimo sobre alimentação saudável e atividade física. Ou alguém aqui realmente acha que vai emagrecer a base de bolacha cream cracker e suco de caixinha ades? Só se for a única alimentação do dia e quiser virar uma laranja de tanta celulite!
Mas digo tudo isso para chegar a dois pontos primordiais: 1) Também já fui uma pessoa sem noção alguma de alimentação e que não entendia porque engordava. 2) Só um bom nutricionista pode resolver os problemas de alguém que quer fazer uma dieta séria e emagrecer. 3) As pessoas precisam parar de pensar em dieta como fase (já falei isso aqui mil vezes) e aderir a ela como estilo de vida. Lembre-se: Se olhar para sua dieta e perceber que não vai estar comendo do mesmo jeito daqui a um ano, saiba: você vai engordar daqui a um ano. Não tem jeito!
Falei dois pontos e escrevi três porque acredito que o primeiro deve ser comum a maioria dos leitores do blog. Quem nunca foi uma pessoa totalmente ignorante nesses assuntos levante a mão! kkkkk E se estão aqui hoje, e se de alguma forma já progrediram em seus objetivos, tenho certeza que foi à custa de muita, muita informação e informação de qualidade!
Por isso, tomem cuidado com o que ouvem por aí, busque seu objetivo com consciência, sabendo que não será fácil, afinal, não é para ninguém! Quando criança ouvi uma frase que me marcou muito: É impossível ter tudo na vida, por isso para ter algo com certeza precisará abrir mão de outra. Então, sinto informar, para alcançar seus objetivos, seja eles quais forem, você terá que fazer escolhas, sempre.
QUAL É SUA ESCOLHA HOJE?

Vamos em frente!
Foco, paciência, persistência!

Beijos de chocolate (30 gramas hein? hehehe)

Lane