sábado, 28 de julho de 2012

COMO RESISTIR AOS DOCES





Tá aí uma das perguntas que gostaríamos que existisse uma resposta mágica. Mas, sinto informar, não existe. E outra, não pense que não será sofrido, é por isso que a palavra "resistir" está na frase. Resistência nunca é fácil.
Estou falando sobre isso porque, depois do post que contei sobre o retorno com a nutri, tive uma surpresa: engordei! Mas pra isso sim existe fórmula, é a seguinte: afrouxar as rédeas + TPM + doces = gordura estocada. E foi exatamente isso que aconteceu, emocionada com o resultado, achando que podia me "recompensar", me soltei um pouco, comi umas coisas que tava com vontade e a balança (sempre ela!) foi implacável! Um quilo a mais para me mostrar quem é que manda.
Depois disso instaurei um UFC Combate aqui em casa. No ringue: Eu X Comida. A partir de então, decidi mostrar quem realmente é que manda nesta *@#$#*. O resultado do UFC até agora: um quilo a menos! Então, no mínimo o que ganhei já se foi. Vamos para o segundo round!
A partir dessa situação trágica e cômica, aprendi que a disciplina realmente precisa comandar tudo em nossa vida, se não tivermos disciplina nada vai funcionar, nem o mais simples programa de perda de gordura. Outra coisa que aprendi é que o açúcar e o carboidrato simples criam o círculo vicioso. Você já percebeu que depois que come algo assim sempre te dá vontade de comer mais? E se você sentiu o sabor açucarado no paladar, no dia seguinte sua dieta fica mais sem graça ainda e você quer "um pedacinho mais de chocolate"? Pois é, além de descobrir isso na pele, fiz algumas leituras e cheguei a triste conclusão de que é isso mesmo. Vamos explicar por quê: o açúcar aumenta os níveis de hormônios como a dopamina e a serotonina, o que causa uma momentânea sensação de bem estar, mas com a liberação da insulina, esse estado de excitação passa e a pessoa sente vontade de comer ainda mais açúcar. Isso já aconteceu com você?
A questão é que: pode ser difícil, mas é possível viver com o mínimo ou até nenhum tipo de açúcar refinado. É possível mudar os hábitos e aprender a dizer não com tranquilidade para essas coisas, mas só é possível se a gente parar de pensar em dieta como uma fase. Só é possível se realmente quisermos mudar nosso estilo de vida. Só é possível se pararmos de pensar em comida, em doces influenciados pela emoção, tratando-os como "recompensa".
Outra coisa que aprendi com isso tudo: Não sou cachorro para ser recompensado com comida! #ficaadica.


Um beijo grande.


Vamos em frente com: Determinação, foco, paciência!


Lane

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Porque você não está conseguindo queimar gordura



Independente da sua genética ou quão especial você pensa que o seu caso é, se você não está vendo resultados expressivos, muito provavelmente você está cometendo um ou todos estes erros:

1 – Você está fora da realidade

Se existe um pensamento universal na musculação é o pensamento de se obter resultados o mais rápido possível. Todos queremos resultados rápidos, mas para conseguirmos resultados tal efeito, precisamos criar expectativas reais. Se você não é magro ou não está muito perto disso e quer resultados notórios em semanas, provavelmente você já está criando expectativas irreais. Ganhar 10kg de massa magra levam-se meses e algumas pessoas pensam que vão conseguir perder essa quantia em gordura em um pouco mais de um mês. Se você é uma dessas pessoas, você precisa de uma checagem de realidade urgente. Perda de gordura, assim como hipertrofia muscular, é um trabalho a longo prazo e sem atalhos.
Não é incomum ver pessoas desistindo dos seus objetivos por não ver resultados, mas na verdade a única coisa que faltou foi esta checagem de realidade. Crie expectativas reais baseando-se no fato de que mudanças expressivas ocorrem em meses e não em semanas.

2 – Falta de intensidade


Se a sua idéia de treino para perda de gordura é ficar caminhando por horas na esteira e assistindo TV, então se prepare para desperdiçar várias horas da sua vida que você nunca terá de volta. O pior de tudo é uma pessoa que faz um treino desses querer resultados rápidos. Você nunca verá mudanças sem um treino com a devida intensidade. Isto é válido tanto para perda de gordura, como ganho de massa muscular.
Em vez de desperdiçar todo o seu tempo caminhando ou fazendo um treino “agradável”. Experimente correr e ir aumentando a quantia de tempo conforme o corpo for acostumando e em vez de fazer 5 séries com 20 repetições com aqueles pesinhos de plástico com o objetivo de “definir”, experimente treinar pesado como qualquer ferreiro. Gordura não é desculpa para não treinar pesado, pelo contrário, um treino intenso e pesado de musculação só irá acelerar os seus resultados e ainda fará com que você fique com um corpo muito mais harmonioso e com mais massa muscular.

3 – Virar um “sedentário” fora da academia


Ok, você está correndo, treinando pesado e criando expectativas reais para seus resultados, contudo fora da academia você se transforma em um sedentário comum que apela para fastfood na primeira oportunidade que não encontra um alimento saudável e bebe até cair todo fim de semana.
Antes de tudo, faça esta pergunta para sí mesmo e responda mentalmente: “Porque eu gasto meu precioso esforço e dinheiro na academia se eu estou jogando tudo no lixo fora dela ?”
O que você faz fora da academia tem um impacto igual ou superior ao que você faz dentro dela. De nada adianta seguir uma rotina árdua de treino, se você não segue uma dieta de acordo com o seu objetivo. Você não precisa se transformar em um ser anti-social para mudar o corpo, mas se você pensa que vai conseguir conquistar os seus objetivos sem fazer alguns sacrifícios você está no esporte errado.
Eu sei que seus amigos ou colegas de trabalho bebem todo fim de semana e ainda comem bacon com maionese todos os dias e continuam magros, mas com você é diferente e cabe a você entender que as suas necessidades são únicas e quanto mais cedo você entender isto, mais perto você estará do seu objetivo.

domingo, 22 de julho de 2012

7 maneiras de amenizar os sintomas da TPM


Nunca foi tão fácil driblar os efeitos da tensão pré-menstrual




1. Aroma anti-TPM 


Se você sofre com a tensão pré-menstrual, que tal experimentar um método alternativo para combater os sintomas? O óleo essencial de gerânio atua como regulador hormonal, o que favorece o equilíbrio emocional, e estimula o sistema linfático, diminuindo o inchaço. Para potencializar o efeito, você pode misturá-lo ao seu hidratante ou óleo de amêndoas e massagear pernas, braços, costas e barriga com a misturinha. Um estudo da universidade de Eulki, na Coreia do Sul, comprovou que essa massagem ameniza a tristeza e o desconforto físico, características da oscilação hormonal. Outra alternativa é adicionar duas gotas do óleo essencial de gerânio em 1 litro de água morna e jogar no corpo depois do banho ou fazer um escalda-pés por 15 minutos. O óleo pode ser encontrado em lojas de produtos naturais. 

2. Malhação combate cólica 

Ninguém pode negar que grande parte da culpa pela oscilação de humor durante a TPM é dos hormônios. No entanto, é verdade também que uma cólica forte pode acabar com o alto astral de qualquer uma. Boa notícia: a atividade física é uma ótima aliada para quem quer combater a cólica sem recorrer aos remédios. "Exercícios físicos liberam endorfinas, que têm ação analgésica, e ativam a circulação, tirando o foco do útero e ovários. Além disso, mulheres que malham têm fluxo menstrual menor do que as sedentárias, por isso, menos risco de ter cólica", explica o ginecologista Aléssio Calil Mathias, de São Paulo. Se você não quiser saber de movimentos pesados, faça atividades mais relaxantes, como ioga, alongamento ou caminhada. 


3. Driblando o mau humor 

Durante a TPM, você pode ficar mais carente, irritada e triste, pois a fase intensifica esse tipo de características. Você também pode se sentir mais afetiva e maternal, com disposição para ouvir e entender. Mas também precisará de colo e atenção, por isso, avise o marido que você prefere assistir a um filminho no sofá, com direito a cafuné, do que uma noite quente de sexo. Sua produtividade também não estará a mil, portanto, se puder, é melhor fugir dos grandes projetos. Por fim, os pequenos problemas podem se transformar em grandes tragédias. Então, antes de explodir com alguém, pergunte-se se a reação é necessária. 



4. Adote novos hábitos 

Não é novidade que adotar novos hábitos pode melhorar - e muito - sua qualidade de vida. No entanto, isso vale também para amenizar os sintomas da TPM. Quem trabalha mais de dez horas por dia, se alimenta apenas de sanduíche e não faz atividade física tende a perceber os sintomas de modo acentuado. Então, que tal fazer um balanço dos seus hábitos para descobrir o que pode estar fora do lugar? Uma vida mais tranquila e saudável pode ajudar você a driblar os efeitos da TPM! 



5. Ioga para TPM 

Nós já sabemos que as atividades físicas podem ajudar a driblar os sintomas da tensão pré-menstrual. Mas sabia que existe um movimento específico que é perfeito para amenizar os efeitos da TPM? A postura promete aliviar a cólica e até mesmo o stress. 


6. Chi Kung para aliviar a dor 

A técnica do Chi Kung também pode ajudar você a combater os sintomas da TPM. 


7. Alimentos que controlam a TPM 

Conseguir alívio para esses sintomas pode ser mais fácil do que se imagina. "Quase todos os sintomas da TPM têm alguma relação com nutrientes da nossa alimentação, que podem estar sendo consumidos em excesso ou escassez. Bastam alguns ajustes para que os benefícios apareçam, priorizando a ingestão de alguns e evitando a de outros", explica a nutricionista Tatiana Ogheri, pós-graduada em em Nutrição em Atividade Física pela UERJ. 

Segundo a nutricionista, nervosismo, irritabilidade, depressão e crises de choro comuns nesse período são causados pelas baixas de cálcio e vitamina B6 no organismo, geralmente dez dias antes da menstruação. Ao invés de gastar fortunas com medicamentos, o melhor mesmo é optar por alimentos simples e de fácil acesso. O cálcio é comum no leite, iogurte, queijo, sorvete, devendo-se preferir as versões desnatadas e menos gordurosas. Salmão, vegetais verdes folhosos e tofu também são ricos nesses nutrientes. 

Já carnes, grãos integrais, banana, batata, lentilha e levedo de cerveja são fontes naturais de vitamina B6. Não só no chocolate, o magnésio pode ser encontrado em vegetais verdes, abacaxi, manga e milho. "Além desses, os alimentos ricos em fibras, como as frutas, legumes e verduras em geral, podem auxiliar na eliminação das fezes e do estrogênio (hormônio responsável pelo aparecimento da TPM) junto com elas", ensina Tatiana Ogheri. 

Bateu uma vontade irresistível de comer chocolate? Não estranhe. O causador disso é a ausência de magnésio nas células. Além de atrapalhar o equilíbrio, a queda dessa substância também prejudica a absorção de cálcio. Como o cacau é relativamente rico nesse nutriente, o organismo pede o doce, numa tentativa de reverter o quadro. Mas atenção: chocolate não é indicado como remédio e deve ser consumido moderadamente porque, por ser muito gorduroso, pode provocar acne. 

Outros nutrientes indicados são os ácidos graxos essenciais (linoleicos, gamalinoleico e araquidônico) encontrados no óleo de prímula e o ginkgo biloba, cujo extrato é utilizado como suplemento para reduzir inchaços. A ingestão de água, chás de ervas e alimentos diuréticos (como melancia, melão, alcachofra, entre outros) também é altamente recomendável para diminuir sensação de peso e edemas. 

"O ideal é consumir estes alimentos o mês todo, mas se não for possível, iniciar o consumo por volta de 15 a 10 dias antes da menstruação", recomenda Tatiana.


quarta-feira, 18 de julho de 2012

Dieta para secar o abdômen




quarta-feira, 18 de julho de 2012


Se o título chamou a sua atenção e você espera encontrar nas linhas abaixo a solução para os seus problemas, sinto desapontá-lo: ainda não inventaram uma dieta mágica para secar aquelas gordurinhas indesejáveis na região adbominal. Perdê-las não é impossível, mas no emagrecimento perdemos gorduras em diversas regiões do corpo, e não somente onde nos incomoda (infelizmente). 
A boa e velha “fórmula” ainda é uma alimentação saudável e equilibrada aliada à atividade física. Procure incluir na dieta muitas verduras e legumes (podem ser consumidos à vontade), frutas variadas, grãos como feijões, ervilha, lentilha, grão de bico ou soja, carnes magras e laticínios com baixo teor de gordura. Dentre os alimentos fonte de carboidratos, como pães, biscoitos, arroz, massas, entre outros, prefira as versões integrais, que contêm maior teor de fibras, e evite açúcares e doces. Cuidado também com alimentos ou preparações gordurosas, preferindo sempre gorduras como óleos vegetais, azeite e castanhas, que são mais saudáveis.
Lembre-se: se você não tem nenhum problema de saúde, nenhum alimento será prejudicial, contanto que consumido com moderação. Fique sempre atento à frequência e quantidade de consumo dos alimentos. Uma boa alimentação pode e deve abranger todos os grupos alimentares.
Quanto aos suplementos nutricionais, não se deixe enganar por propagandas com promessas de perda de gordura localizada. Se fosse assim, bastariam algumas cápsulas e exercícios e todos teríamos corpos perfeitos, certo? E não podemos esquecer também do fator genético. Mesmo com uma alimentação adequada e prática frequente de exercícios, cada organismo tem o seu limite, portanto os estereótipos impostos pela mídia não devem ser parâmetros. Sejamos saudáveis e felizes!

quinta-feira, 12 de julho de 2012

O QUE FUNCIONA COMIGO


Tenho boas novidades. Estive na nutri ontem e ela me disse que este foi meu melhor resultado. Detalhe: eu nem tinha notado. Mas é a balança, a fita métrica e o adipômetro que dão o veredicto final de como está seu corpo. E eu, estou gostando do resultado. Está valendo a pena seguir a dieta, dizer não para as gordices e me manter focada no treino, sem roubar nos pesos nem nas séries. E o legal disso tudo é que estou conseguindo esses resultados sem tomar nada de termogênicos, suplementos, pílulas ou chás. Nada. Só mesmo seguindo a dieta e batendo ponto na academia todos os dias. Sou uma prova de que a palavra dedicação e responsabilidade são fundamentais em um processo como este.
Agora acredito que não falta muito, pelo menos não tanto quanto antes. Entretanto, tenho consciência de que preciso estar ainda mais focada no treino e na dieta. Tenho uma agenda alimentar (a linda agenda da Boa Forma 2012) em que descrevo cada item que como durante todo o dia. No final da semana, me peso e faço um balanço das coisas "extras" que comi e que realmente fizeram a diferença na balança e claro, tento evitá-la na semana seguinte.
Peguei minha agenda do ano passado e me surpreendi com a informação de que passei o ano todo tentando fazer dieta, mas ela só era dieta na minha cabeça mesmo. É incrível como a gente pensa que sabe comer. Quando vi descrito meu café da manhã (com pão integral), o lanche, o almoço, o lanche da tarde e o jantar cheguei rapidamente à conclusão de porque não tinha emagrecido. Atualmente, estou com o peso menor do que era o meu "sonhado" ano passado. Ô coisa linda de ver!
Mas vamos em frente, como eu disse, agora falta menos para chegar a um dos meus objetivos, um lindo "bidomi" como este:


Tenho certeza que este não é um objetivo só meu. Então vamos em frente gente. Seja qual for seu sonho, seja qual for sua vontade, seja qual for sua meta. Foque e siga em frente. Não se deixe levar por comentários negativos de pessoas que não querem te ajudar, não se intimide com o preconceito das pessoas (ouço muito: aff vc quer ficar musculosa assim? rsrs), não desista, não foque nas dificuldades e sim nas recompensas, como eu disse no post anterior, elas sempre virão. Lute pelo o que você quer ser, lute pelos seus objetivos, lute pelo o que você ama: Você mesmo!

Foco, determinação, paciência.

Beijos.

Lane

segunda-feira, 9 de julho de 2012

NÃO ACREDITE EM MILAGRES PARA EMAGRECER!



Emagrecer não é como cortar o cabelo, trocar de roupa ou mesmo fazer cirurgia. É um processo de mudança comportamental que requer uma transformação interior na nossa forma de lidar com o alimento. O problema é que isso não ocorre de uma hora para a outra, mas com persistência em criar hábitos saudáveis e eliminar os nocivos aos poucos. Justamente por ser um processo, necessita de uma transição que deve ser realimentada na nossa cabeça todos os dias. Dessa forma, é possível que não reconquistemos os quilos que perdemos, pois quando nos dermos conta, já mudamos mesmo sem perceber.
Porém, como vivemos numa sociedade imediatista, onde tudo é rápido e efêmero, também queremos soluções mágicas. Em um mundo obcecado pelo desejo de magreza, não me admiro que apenas nos Estados Unidos a indústria de dietas e tratamentos fature 50 milhões de dólares por ano. As soluções milagrosas fazem sucesso, pois transferem a responsabilidade do compromisso da mudança da pessoa para a pílula ou dieta da moda. As pessoas são atraídas pela solução sem esforço, sem um processo de transformação interior; é uma forma de colocar a bússola da sua vitória nas mãos de outra pessoa ou de um remédio milagroso. Infelizmente, esse tipo de recurso não dura, pois nenhuma das dietas da moda ou das pílulas emagrecedoras nos ensinam a comer corretamente e muito menos a manter nosso corpo sem os quilos que elas nos fazem perder.
A maioria das dietas da moda funciona momentaneamente, mas como não gera um processo de mudança gradual e natural, a pessoa volta a engordar, alternando a frustração com a euforia da descoberta de uma nova solução milagrosa.
Algumas dietas não funcionam a longo prazo pois o excesso de privação e proibição começa a incentivar ideias fixas sobre comida, que, na melhor das hipóteses, farão a pessoa ter alguns episódios de comilança exagerada e, na pior, podem levar a sérios transtornos alimentares. Ou seja, a privação e a proibição exageradas muitas vezes levam à compulsão. Por um lado, a ideia de aprender a lidar com o desejo é fundamental no caso da alimentação. Por outro, com as fórmulas emagrecedoras, embora a pessoa não se dê conta dessa privação, ela perde totalmente a capacidade de perceber a sua própria fome, e quando parar de tomar o remédio e a fome voltar, não terá aprendido a lidar com ela. Por isso, a maioria das pessoas que emagrecem voltam a ganhar peso, às vezes até mais do que perderam.
Tome muito cuidado, antes de ler alguma propaganda na internet ou em revistas, antes de comprar qualquer medicamento dito "natural", tente se informar o máximo possível sobre as substâncias que contém, lembrando que, algumas substâncias nem constam na lista de ingredientes.
Sempre desconfie de profissionais que promovem resultados rápidos por meio de fórmulas ou de tratamentos milagrosos, caros e sem comprovação científica. A mudança de hábitos alimentares associada a um programa de exercícios é a sua maior aliada. E mesmo quem não pode se exercitar conseguirá emagrecer se mudar os hábitos alimentares e também ingerir menos calorias do que gasta.
Detalhe: endocrinologista NÃO É nutricionista, ok? O único profissional capacitado a prescrever uma dieta é um nutricionista. E o único que pode prescrever um treino ideal para você é um educador físico e não aquele seu amigo que malha há anos e se auto intitula "personal trainer".

Sua saúde é o bem mais precioso que possui. Não brinque com ela.
Com paciência e orientação de bons profissionais você consegue seu objetivo.
Lembre-se: Determinação, foco, paciência.

Beijos.
Gislane


Texto adaptado do livro: Comer para emagrecer: Uma filosofia nutricional - Bia Rique.

domingo, 8 de julho de 2012

AS DIFICULDADES EM MANTER UMA DIETA



Oi gente linda, atuais e futuras saradas. Semana passada escrevi um post sobre como começar e manter uma dieta. Coisa que, aparentemente após um tempo de dedicação torna-se mais fácil.
Pois levante a mãozinha quem nunca sentiu vontade de jogar tudo pro ar, de começar a pensar coisas tipo: "para que ou para quem tô fazendo isso mesmo?", "nem acho que preciso emagrecer tanto assim", "a vida é muito curta para viver sem sundaes, tortas e chocolate branco". Acho que esta foi a minha semana hehehe.
Primeiro que venho achando que estou demorando muito de perder peso (cerca de 0,600 gramas por semana), mas vou questionar isso com a nutricionista, segundo que me olho no espelho e mesmo tendo acompanhado tudo com balança e fita métrica, às vezes não vejo mudança nenhuma, terceiro que comer coisas saudáveis todos os dias não é de todo ruim, mas quando o açúcar chega ao paladar e a dopamina e a serotonina entram no cérebro, affff que sensação boaaaa. Gente, quem não gosta de comer besteira né? 
Neste final de semana, mais precisamente sábado (meu dia escolhido para fazer a refeição lixo), fui em uma cafeteria tomar um milk shake de café com nutella. Tipo: O que é aquilo mesmo? E olhe que não sou nem muito fã de café, mas essa refeição valeu a pena. Bem, não vou detalhar as outras escorregadelas aqui, mas todo final de semana tenho a sensação de que engordei horrores com essas refeições.
Mas o pior mesmo não é isso, é saber que só podemos fazer esse tipo de coisa apenas por um dia e depois voltar ao "normal". Foi aí que comecei a pensar as coisas que detalhei acima.
Sabe, reconheço sempre: fazer dieta e malhar todos os dias não é fácil. Querer ter e manter um corpo legal também não. Mas inúmeras coisas não são fáceis nesta vida. E é com base nesse argumento que muita gente justifica o fato de não querer seguir dietas nem fazer atividades físicas, achando que já vive uma vida difícil demais.
Entretanto, muitas coisas difíceis que fazemos todos os dias não tem nenhum retorno positivo. Muitas delas não são reconhecidas por outras pessoas e até por nós mesmos. Mas seguir uma dieta mais restrita e fazer atividade física sempre tem um retorno: sabe aquele vestido que você adora e antes marcava a cintura? Já não marca mais, sabe aquela blusa de malha que te deixava parecendo um bujãozinho? Não deixa mais. E a melhor, sabe o verão? Pois é. Ele, o lindo, o verão, estará em breve te esperando na praia mais próxima para você estrear um belíssimo biquíni. E nesta hora, você nem se lembrará de quantos nãos teve que dizer a fim de chegar até aí.
É sempre bom ter uma bela recompensa pelos nossos esforços. E com dieta e atividade física ela sempre se fará presente. Pode demorar, mas estará lá.

Vamo que vamo: Foco, determinação, paciência.

Um beijo grande e boa semana para todos!

Gislane

quarta-feira, 4 de julho de 2012


Nunca esqueçam disso hein?
Beijos!

DICAS PARA COMEÇAR E MANTER UMA DIETA


Minha gente, estou muito feliz com meu blog, cada dia mais e mais visitantes. Mas isso não me deixa feliz exclusivamente por causa das estatísticas e sim porque sei que mais e mais pessoas estão interessadas em mudar de vida, comer melhor, emagrecer, enfim, ter uma vida mais saudável. E o melhor de tudo é poder ajudar vocês. Seja com artigos de profissionais reconhecidos e capacitados, seja descrevendo minhas experiências e o que funcionou e funciona comigo.
Mas vamos ao que interessa. Sempre ouço pessoas que possuem uma alimentação completamente desequilibrada e que são sedentárias me questionarem em como consigo fazer dieta e malhar todos os dias. Minha resposta é simples: já me acostumei com isso. Tudo na vida da gente é aprendido e o nosso lindo corpinho se acostuma com tudo! Eu também já vivi fases de alimentação maluca e sem atividade física, mas isso faz parte de uma época em que meu metabolismo era de uma menina de 20 e poucos anos, ou menos. Atualmente, após uma história cheia de "efeito sanfona" e a chegada dos 30 decidi mudar completamente esse processo para ter, finalmente, um resultado positivo.
Então, vem a segunda pergunta: É fácil? Meu povo, me responda, e existe alguma coisa fácil nesta vida? Se vier fácil ou não vale a pena ou é ilegal, pode ter certeza. Não é fácil mesmo, até porque a vontade de ficar deitada no sofá com um pote de sorvete na mão ainda está viva dentro de mim e acredito que ela continuará aqui por muito tempo. A razão disso está também no nosso corpo lindo, que prefere, obviamente ficar parado e acumular energia do que ser exposto a uma atividade física intensa. Entretanto, sabemos que se escolhermos a primeira opção, as chances de ficar obesa, adquirir doenças devido a obesidade e o humor ir fazer companhia ao dedo mindinho do pé são estratosféricas! 
Vamos agora a terceira pergunta: E como começar? Bem, eu diria que o mais importante é procurar dois profissionais competentes para fazer o devido acompanhamento: um nutricionista e um educador físico. Não tem dinheiro para se matricular numa academia, invista pelo menos em um nutricionista. Não tem dinheiro para uma coisa nem outra? Então vamos estudar, ler muito, nos cercar de todas as informações possíveis de como se alimentar melhor. Mas para isso, muito cuidado com o se lê na internet. Nada de "Veja como emagrecer 10Kg em um mês", "Dieta do óleo de coco", "Da lua", "Do sol", "Remédio que faz você perder gordura em duas semanas". Nada disso. Não acredite em milagres para perder peso. Eles não existem. Aquela máxima de "você tem que comer menos calorias do que gasta" é o que vale. Mas quem vai medir quantas calorias você gasta no dia para saber como seguir em frente, repito, é a nutricionista.
Mas, voltando ao caso de não ter dinheiro para isso agora (deixe aquela bolsa ou sapato que você viu na vitrine do shopping para depois e junte seu dinheirinho rsrs), você deve se cercar de informações importantes, então, visite blogs de pessoas que postam artigos sérios, sites de bons profissionais, siga comunidades legais nas redes sociais, invista em alimentos mais saudáveis e menos calóricos, mantenha sempre um lanche saudável na sua bolsa ou gaveta do trabalho e o principal: aprenda a dizer NÃO para as guloseimas. Isso vale para pelo menos, seis dias por semana, se você quer emagrecer, é isso mesmo, diga não às guloseimas pelo menos de segunda à sábado. Se permita a comer uma besteira (só uma) no domingo.
E agora, pode ser que surja uma última pergunta: E depois de alcançar o peso desejado? Posso voltar a comer do jeito que comia antes? Ah pode! Claro que pode, se você quiser engordar tudo de novo ou até mais um pouco. Gente, temos que parar de pensar em dieta como fase e sim como estilo de vida. Segue três pontos importantes:
- Você vai ter que se acostumar a passar vontade de comer as tranqueiras que comia antes, elas terão que fazer parte do "de vez em nunca" na sua vida;
- Você vai ter que se acostumar a comer menos, se adequar a quantidade de calorias que seu corpo realmente precisa;
- Você vai ter que aprender a comer coisas mais saudáveis e menos calóricas, fazendo sempre melhores escolhas.
Mas não esqueça que tudo isto só vale se você tiver paciência, determinação e foco.

SE VOCÊ ESTÁ CANSADO DE COMEÇAR DE NOVO, PARE DE DESISTIR!

Vamo que vamo!
Beijocas!
Gislane